Ferramenta desenvolvida pela Prefeitura de Campo Grande para auxiliar na triagem de pacientes de Covid-19 é destaque nacional

Uma ferramenta desenvolvida pela Prefeitura de Campo Grande para auxiliar na triagem de pacientes suspeitos ou infectados pela Covid-19 foi destaque nacional ao ser divulgada pela revista da 1ª Mostra Virtual “Brasil, Aqui tem SUS”. O reconhecimento veio através da reunião on-line que aconteceu na terça-feira (22.12).

A ferramenta é usada tanto para uma pré-triagem de pacientes com sintomas da doença, quanto para aqueles que estão assintomáticos, mas tiveram contato com pessoas infectadas. Através de um questionário on-line é possível fazer a classificação de risco e orientação ao paciente, como manter o isolamento ou buscar um serviço de saúde.

Essa plataforma também foi doada a diversos municípios, com o intuito de facilitar o diagnóstico da doença, através de uma orientação certeira e com mais eficácia. “Quem busca pela ferramenta três vezes é contactado pelas equipes de saúde, que procurarão entender melhor as dúvidas e os sintomas do paciente, e orientá-lo de forma mais eficaz”, explica o diretor-presidente da Agencia Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), Paulo Fernando Cardoso.

Além da democratização do acesso à informação sobre a doença, a ferramenta também auxilia nas ações a serem tomadas pela prefeitura, uma vez que sinaliza, através de um mapa de calor, os pontos da cidade onde há o maior número de casos positivos. “Com esse mapa, é possível intensificar as ações de fiscalização e orientação da população em determinada região”, conclui o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.

 

Foto: PMCG

Uma resposta

  1. Deveria mostrar na TV uma imagem impactante de um paciente ofegante buscando ar, os corredores cheio de gente nas maçãs esperando vaga.
    Talvez assim tocaria as pessoas.
    Mas não, mostra praia cheia, mostra rua de lojas cheias e mostra algumas sem máscara.
    Tem que chocar!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *