Conheça um dos trabalhos utilizados na recuperação de infectados pelo COVID-19

Em entrevista exclusiva ao Dahoranews, o fisioterapeuta Delando Breno que trabalha desde o início da pandemia na linha de frente da Covid 19, no CTIs covid Santa casa e Regional, respondeu a algumas questões relacionadas a pandemia do Covid 19 e os tratamentos durante e após ser acometido pelo vírus. Os principais sintomas observados por Delando, que levam o paciente acometido a covid 19 procurar a assistência fisioterapêutica são; comprometimento pulmonar, cardiovascular e até em alguns déficit locomotor, podendo ser temporário ou até permanente, esses causando um impacto negativo na qualidade de vidas diárias desses enfermos.

O profissional enfatiza que, “há sinais de que, para as pessoas infectadas que apresentam sintomas mais graves, o processo de recuperação da covid-19 parece ser longo. E, quanto mais invasivo (e duradouro) for o tratamento recebido, mais tempo isso costuma levar, sintomas mais leves, de 14 a 20 dias, com sua recuperação quase completa.”

Questionado sobre possíveis relatos de pacientes que não conseguem mais realizar funções ou exercícios rotineiros, Delando Breno diz, “Sim , nos casos mais grave da doença , onde o tempo de CTI se prolonga e as altas concentrações de medicamentos sedativos e em alguns casos uso do bloqueador neuromuscular , faz com que essas sequelas resultem cada vez mais para independência desse paciente, impactando negativamente na sua rotina de vida.”, pontua.

Delando Breno pontua os principais sintomas da COVID-19 que podem variar de um resfriado, sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza e até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:

  • Tosse
  • Febre
  • Coriza
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar
  • Perda de olfato (anosmia)Alteração do paladar (ageusia)
  • Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia)
  • Cansaço (astenia)
  • Diminuição do apetite (hiporexia)
  • Dispnéia (falta de ar)

O restabelecimento dos pacientes acometidos pelo Covid 19 dependem da reação do próprio organismo, o fisioterapeuta Delando Breno explica que “Tudo depende de como o indivíduo responde a essa carga viral , quanto mais resposta , a chance de inflamação é maior , e o risco também , na literatura há relato de 07 até 60 dias . Em alguns casos possível sequela permanente.”

Até o momento, o que se sabe sobre o tratamento contra a Covid 19, conforme Delando Breno é que, “Apesar dos testes em andamento com vários remédios, ainda não existe um tratamento oficial contra a Covid-19. Enquanto, a estratégia basicamente é controlar os sintomas , Por ser uma doença que atinge diretamente o sistema respiratório, cardiovascular e muscular , os fisioterapeutas vêm desempenhando um papel fundamental na linha de frente do combate à pandemia, seja em hospitais traçando conduta de resgate respiratório, com uso da ventilação não invasiva (VNI) , manejos com pacientes intubados avaliando e conduzido estratégia ventilatória protetora, indicando juntamente com equipe médica manobra de Pronação , um recurso que colocamos paciente em decúbito ventral com objetivo de melhora da troca gasosa ventilatória e aumentando níveis de oxigênio capilar sanguíneo. Nos casos moderados de gravidade , realizando atendimento nível Home care , utilizando do recurso da ventilação não invasiva (VNI) , oxigenioterapia , cinesioterapia respiratória, incentivadores inspiratórios , avaliando mecânica e expansibilidade pulmonar , tratando deformidades e contraturas muscular , ganho de ADM , fortalecimento e condicionamento Cardiopulmonar e físico”, enfatiza.

Por fim com relação a continuidade do tratamento pós covid 19, “Geralmente o paciente realiza tratamento fisioterapêutico até sua recuperação cardiorrespiratória completa e retorno da sua funcionalidade de vidas diárias , que vária de 07 até 60 dias , há relatos de estudiosos que prevê até sequelas de até 5 anos de tratamento, e até permanente.

A síndrome de fadiga crônica é uma condição debilitante de longo prazo no qual a pessoa afetada sente uma série de sintomas. O mais importante deles é um esgotamento que não melhora com repouso ou sono e que afeta os pacientes em todos os aspectos da sua rotina. A importância da avaliação de um profissional Fisioterapeuta especializado na área , com ênfase em paciente crítico , é de suma importância para o desfecho favorável de uma recuperação completa pós covid 19”, conclui Delando Breno.

Delando Breno é fisioterapeuta, trabalha na Associação Beneficente de Campo Grande MS – Hospital Santa Casa – ABCG, no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul – Maria Aparecida Pedrossian – HRMS, é Coordenador da Equipe Qualifisio – Fisioterapia Especializada, Integrante do Núcleo de educação em saúde interprofissional – NESI e Professor e Preceptor da residência multiprofissional HRMS / UFMS. Interessados em acompanhar um pouco do seu trabalho podem seguir o mesmo através do Instagram, o perfil de Delando é @ftdelandobreno.

 

Informações e fotos: Flavia Andrade – MTE 1.082/MS

www.flaviaandrade.net – (067)9.9611.0911
Instagram: https://www.instagram.com/blogflaviaandrade
Facebook: https://www.facebook.com/BlogFlaviaAndrade/
Twitter: https://twitter.com/blog_flavia
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/blogflaviaandrade/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *