Índices de isolamento social é baixo na capital e já não há leitos disponíveis 

Com a taxa de apenas 43% de pessoas em isolamento social, Mato Grosso do Sul ocupa o triste penúltimo lugar no País, revelou o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, durante a live desta segunda feira (22). Mesmo registrando taxa de letalidade em 1.9, média móvel de novos casos em 1,135,6, e alta taxa de contaminação (1.3) em consequência da nova variante, os sul-mato-grossenses parecem não entender a necessidade de seguir as orientações sanitárias.

Entre as capitais do País com pior desempenho, Campo Grande só perde para o Rio de Janeiro e Boa Vista. “Estamos com isolamento bastante frágil”, ressaltou o secretário de Saúde Geraldo Resende. Tanto o Resende quanto o governador Reinaldo Azambuja, que também participou do Boletim Covid- 19, pediram a colaboração de todos no cumprimento dos decretos, na decisão tomadas pelo colegiado de prefeitos.

“Não é feriado, é isolamento”, destacou o governador. Ambos concordam que não há outra saída no momento. Com hospitais lotados, filas de espera e falta de profissionais capacitados, os cidadãos precisam se conscientizar desde grave momento.

A média de internações foi para 1.086 na última semana e a média de óbitos está em 32.2. Em 24 horas foram registrados 663 novos casos e 28 óbitos. Mas esses números, de acordo com o secretário, podem ser ainda mais altos, pois muitos municípios ainda fecharam os relatórios do final de semana.

A sub-secretária da SES, doutora Christine Maymone, chamou a atenção para a idade das pessoas que vão à óbito. “Cerca de 1/3 é de pacientes com menos de 60 anos”. A médica fez mais um alerta à população: “Ou salvamos agora ou não nos salvaremos mais. O momento é agora”. Isolamento, uso de máscara e demais cuidados sanitários, de acordo com Maymone, são cuidados essenciais para todos.

Boletim Covid-19

O boletim epidemiológico de hoje trouxe a confirmação de 202.831 casos de coronavírus, 663 são casos novos, média móvel de 1.135,6. Foram registrados ainda mais 28 óbitos por Covid-19. Totalizando 3.854 mortes. Média móvel de 32,3 mortes por dia.

Na Capital, Campo Grande, foram registrados 13 óbitos. Outros cinco óbitos são de Naviraí. Corumbá com dois óbitos cada. Dourados, São Gabriel do Oeste, Ponta Porã, Caracol, Aquidauana, Laguna Caarapã, Nova Andradina e Rio Verde registraram um óbito cada.

Hoje 11.237 estão infectados, e se encontram em isolamento domiciliar. 1.086 pessoas estão internadas. 629 ocupam leitos clínicos e outros 457, já ocupam leitos de UTI. Outras 160 pessoas, em todo o Estado, estão na fila por um leito, 102 só na Capital. E não há leitos disponíveis nem na rede pública, nem na rede privadas de hospitais.

 

Foto: Edemir Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *