Conheça a história do ex-jogador do PSG que está há 39 anos em coma após cirurgia no joelho

Uma simples cirurgia no joelho que deixaria Jean-Pierre Adams fora dos gramados por alguns meses acabou se tornando um pesadelo. O motivo foi a dose do anestésico antes do procedimento que deixou o então jogador em coma.

Agora, 39 anos depois, Adams continua em estado vegetativo ainda na companhia da sua esposa, Bernadette, conforme apuração do jornal inglês The Sun.

O Início

Natural de Dakar, no Senegal, Jean-Pierre nasceu em 1948, mas assim como muitos de ex-colônias francesas imigraram para a França em busca de um futuro melhor.

A carreira profissional de Adams começou em 1970 no modesto Nimes, da França. Aos poucos, ele foi se destacando, inclusive ajudando o time a conquistar o segundo lugar na primeira divisão do Campeonato Francês na temporada 1972-73, além de chegar às semifinais da Copa da França.

A convocação para a seleção francesa veio em 1972 e posteriormente a transferência para o Nice. O meio-campo atuaria no time do sul da França por quatro anos contabilizando 144 jogos.

Transferência para o Paris Saint Germain

Recém-fundado, o PSG contratou Adams, aos 29 anos, após o destaque do jogador. Pela equipe da capital francesa, ele marcou dois gols e jogou 42 partidas. O acordo com o time foi considerado o último grande contrato de Jean.

O senegalês ainda atuou pela segunda divisão francesa e encerrou a carreira profissional aos 33 anos atuando pelo time amador FC Chalon.

A cirurgia

Com uma lesão de ruptura de ligamento, Adams foi internado no Hospital Édouard Herriot, em Lyon, em 1982. A princípio, a cirurgia que parecia simples acabou se tornando um verdadeiro pesadelo.

O erro de um anestesista ao aplicar uma dose errada antes da cirurgia fez com que o atleta sofresse um broncoespasmo, o que deixou seu cérebro sem oxigênio. Com isso, o atleta saudável entrou em coma.

Como punição, o anestesista, que não teve o nome revelado, foi suspenso por um mês na década de 90 e recebeu uma multa pesada.

Parceira

Hoje com 73 anos, Adams conta com a companhia da esposa Bernadette Adams que permanece ao lado dele após todos esses anos. Sem conseguir expressar o que está sentido, quanto menos se comunicar, Jean-Pierre respira, senti estímulos e come sem a ajuda de aparelhos.

Atualmente ele reside em sua casa próximo da cidade francesa de Nimes, onde sua carreira profissional começou.

“As pessoas no Facebook dizem que ele deveria ser desconectado … Mas ele não está conectado! Eu simplesmente não tenho coragem de parar de dar-lhe comida e água”, revelou Bernadette.

“Ele tem uma rotina normal. Ele acorda às 7, come … Ele pode estar em estado vegetativo, mas pode ouvir e sentar em uma cadeira de rodas”, completa.

Em alguns casos deste tipo, algumas pessoas entendem que a eutanásia pode ser uma possibilidade para por fim ao sofrimento de Adams. No entanto, a esposa do ex-jogador não considera a sugestão nem por um minuto.

Um ex-companheiro dos gramados de Jean não concorda com a posição de Bernadette.

“Mesmo que Jean-Pierre acordasse, ele não reconheceria ninguém. Então, vale a pena viver assim?, questiona o ex-defensor Tesor.“Se algo semelhante acontecesse comigo, eu disse à minha esposa para não me manter aqui”, completa.De acordo com o Paris United, Tresor não teve coragem de visitar seu ex-companheiro de equipe desde o terrível incidente. Fonte: Isto é

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *