Saudade da rotina de aeroporto? Confira pousos e decolagens ao vivo direto da pista

Despachar a mala, passar pelo raio-x e finalmente sentar-se em frente aos janelões com vista para o pátio do aeroporto onde ficam os aviões é uma atividade rotineira de viajantes mundo afora. Porém, com as restrições de viagens em razão da pandemia, apreciar as grandes aeronaves – e sentir aquele frio na barriga na hora do embarque – deixou de ser algo comum neste momento.

Para matar a saudade desta movimentação e ainda agradar os amantes da aviação, canais no YouTube voltados exclusivamente a conteúdos do tipo oferecem uma programação ao vivo direto da cabeceira das pistas dos mais importantes do Brasil. E é com a premissa de ser um alento aos passageiros saudosos em tempos de restrições que nasceu a Aviation TV, canal dedicado a mostrar operações em aeroportos nacionais.

“A ideia do canal foi fazer com que as pessoas continuassem a ter acesso aos aeroportos de forma segura e ao mesmo tempo tentar matar a saudade de viajar e levar aquela sensação gostosa de quando se está prestes a embarcar”, diz Allan Miranda, idealizador do projeto.

O canal entrou no ar no início de abril e conta por enquanto com câmeras ao vivo 24 horas por dia nos dois principais aeroportos do Rio de Janeiro, o Galeão e o Santos Dumont. Há também conteúdos interessantes retirados das transmissões, já que é difícil ficar o tempo todo ligado na tela, como trechos da decolagem de um Boeing 787 da Tui Airlines Belgium, considerado um momento raro no Brasil.

Na primeira semana de vida, o projeto ultrapassou 4 mil inscritos e atingiu mais de 100 mil visualizações totais dos vídeos. “Você vê pessoas de todos os cantos do Brasil e de outros lugares falando que precisavam de um canal assim, dizendo que levamos a lembrança do Rio para elas”, afirma Allan.

A empreitada é comandada por ele e por outros três amigos escolhidos a dedo: Davi Carneiro, que analisa os pontos de transmissão e cuida da parte técnica geral, Yves Ferreira, responsável pelo design e conteúdos digitais, e Filipe Breia, que fica com a parte técnica mais braçal do projeto. Com o sucesso inicial, eles estudam expandir as transmissões para aeroportos de outras capitais do país.

Leia mais
Como é a quarentena obrigatória em um quarto de hotel de aeroporto? Vic Ceridono conta experiência em Londres
Sabia que há ferramentas escondidas no seu celular que permitem visitar cidades por realidade virtual?
Chances de pegar Covid-19 em avião são menores do que se pensa, dizem cientistas
Como serão as cabines de avião no futuro pós-pandemia?

Onde as câmeras são instaladas?
Por questões de segurança e privacidade, filmagens ao vivo e conteúdos de dentro dos aeroportos brasileiros são proibidos. A alternativa, dentro da lei, é procurar locais próximos às pistas fora da propriedade do aeroporto num sistema de parceria ou locação de espaços.

Para se ter uma ideia, a câmera do Galeão da Aviation TV fica a mais de dois quilômetros do aeroporto. A região é escassa de provedoras de internet, fazendo com que a equipe use internet de rádio específica com link dedicado, sujeito a imprevisibilidades. “Tem sido um desafio manter a câmera, mas ao mesmo tempo é muito legal ver o feedback do pessoal”, conclui Allan, que trabalha no mercado financeiro mas tem se dedicado a essa paixão.

Além das imagens ao vivo, áudios da torre de controle podem ser escutados simultaneamente com o vídeo, transformando a experiência ainda mais real e imersiva. Quando há um tempo maior entre pousos e decolagens, as câmeras, que possuem um zoom potente, focam em pontos turísticos próximos aos aeroportos, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor no caso do Aeroporto Santos Dumont.

Maior aeroporto da América do Sul ao vivo
O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, o maior do Brasil e da América do Sul e o segundo mais movimentado da América Latina em passageiros transportados, também possui uma programação ao vivo exclusiva no YouTube. É possível passar as 24 horas do dia vendo a movimentação das pistas através de dois canais principais na plataforma, que não possuem vínculo direto com a administração do aeroporto.

Pousos, decolagens e vídeos de aviões especiais que marcam presença por ali podem ser acompanhados pelo canal SBGR-LIVE, nomeado com a sigla do aeroporto. No ar desde janeiro de 2017, o canal já soma mais de 8,6 milhões de visualizações totais e disponibiliza três câmeras ao vivo: uma focada na pista principal, outra mais aberta (em que é possível ver as pistas mais de longe) e uma última com a visão voltada a um dos terminais de passageiros.

Outro canal com conteúdos exclusivos e câmeras ao vivo instaladas nas redondezas do aeroporto é o Golf Oscar Romeo, cuja missão é “prover conteúdo de qualidade da área da aviação real e simulação”. O canal soma mais de 5 milhões de visualizações totais desde que estreou em junho de 2018 e possui câmeras voltadas a diferentes pontos da propriedade. Algumas transmissões ao vivo contam também com um mapa aéreo, que mostra ao usuário a rota e as companhias aéreas das aeronaves que chegam e saem do local.

No chat dos vídeos dos canais, amantes da aviação e pessoas ligadas ao setor interagem de acordo com a movimentação das pistas. Ali, as conversas são pautadas nos modelos das aeronaves, nas rotas feitas por elas e nas curiosidades dos aeroportos, funcionando como um reduto virtual para troca de experiências sobre o assunto. Fonte CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *