Campo Grande abre cadastro de vacinação contra a Covid-19 para gestantes e mulheres com até 45 dias pós parto

A Prefeitura de Campo Grande liberou nesta quarta-feira (14)  o cadastro de grávidas a partir de 12 semanas de gestação e puérperas, ou seja, mulheres com até 45 dias pós parto, no sistema  identificação prévia para vacinação contra a Covid-19. Em ambos os perfís é necessário anexar uma cópia  da autorização médica para que a paciente possa se imunizar. O mesmo comprovante será exigido no ato da vacinação, quando for aberto calendário para este público, ainda sem data definida.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, reforça que o objetivo facilitar a identificação destas pessoas e dar mais celeridade no processo de vacinação, além de ser uma ferramenta estratégica para a gestão, uma vez que, através do sistema, é possível realizar um censo e definir quantas doses serão necessárias para imunizar um determinado público específico.

“Ainda não há uma data específica ou calendário estabelecido para vacinar este público, mas o cadastro é importante para termos esse levantamento. Além disso, é necessário, tanto para as gestantes quanto para as puérperas, que seja fornecida a autorização do médico para que essa mulher possa se vacinar e isso já pode ser providenciado para que quando chegar o dia de se vacinar, não haja surpresas. Precisamos dar uma atenção especial para a estas mulheres em razão do impacto que a pandemia tem causado a elas”, destaca.

Conforme ofício enviado pela Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul, somente nos três primeiros meses deste ano, foram  registrados 16 óbitos maternos, sendo seis por Covid-19. O número é o equivalente ao registrado durante todo o ano de 2020.

A entidade destaca que para as gestantes com Covid-19 é preciso ter acompanhamento especial, conforme o Manual de Recomendações para a Assistência à Gestante e Puérpera frente à Pandemia de Covid-19.

Além das gestantes e púerperas, o cadastro prévio com vacinação ainda não iniciada, também está aberto para pessoas com 55 a 59 anos, além dos demais públicos já contemplados.

Como se cadastrar?

O acesso é feito pelo endereço web vacina.campogrande.ms.gov.br, através de qualquer dispositivo que esteja conectado à internet. É necessário escolher o menu “primeiro acesso” e, posteriormente, selecionar o perfil indicado e clicar em continuar. A pessoas deverá preencher um formulário com dados pessoais e obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde.

Antes de finalizar a identificação, a pessoa deverá enviar pelo sistema os documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros);

Finalizada a identificação, a pessoa poderá se dirigir até os locais de vacinação referenciar, e informar aos responsáveis nesses locais que já realizou a identificação pelo sistema.

Em um segundo momento e conforme a logística de distribuição das vacinas, será informado, através desse sistema, a data e o local de vacinação da pessoa já identificada, como forma de diminuir as filas e o tempo de permanência nesses locais, evitando aglomerações.

A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir preencher os dados online poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios de identificação.

 

Foto: PMCG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *