O império do luxo LVMH (dona de marcas como a Louis Vuitton, Dior, Tiffany e TAG Heuer) ultrapassou a Nestlé e a farmacêutica Roche em valor de mercado, tornando-se a companhia mais valiosa da Europa.
O valor cresceu juntamente com os ganhos da companhia, que, no primeiro trimestre de 2021, registrou receita de € 14 bilhões — o que representa um aumento de 32% em relação ao mesmo período de 2020. A alta de 8% nas vendas agradou os analistas.
No pregão desta sexta-feira (16), as ações da LVMH operam em alta, a ponto de o conglomerado superar a Nestlé em valor de mercado — valendo € 311,3 bilhões, ante € 310 bilhões da empresa suíça de alimentos.
Os produtos da marca de luxo tiveram crescimento mais forte nos Estados Unidos e na Ásia, uma vez que diversas lojas ainda seguem fechadas na Europa.
O setor de moda e artigos de couro foi o que teve o maior aumento na receita, crescendo 52% em relação ao mesmo período do ano passado, e 37% em relação a 2019.
Em seguida, os vinhos e demais bebidas também subiram, com uma diferença de 36% quando comparado ao ano passado e de 17% a 2019. “Os volumes de champanhe aumentaram 22% em relação ao primeiro trimestre de 2020, com bons desempenhos na Europa e nos Estados Unidos. O conhaque Hennessy viu seus volumes aumentarem 28% em relação a 2020”, disse a empresa.
O grupo de relógios e joias também cresceu cerca de 35% no primeiro trimestre deste ano, e 1% em relação a 2019. Segundo a LVMH, isso aconteceu graças à integração da “icônica joalheria Maison, Tiffany & Co, que teve um excelente início de ano”.
Enquanto isso, o segmento de varejo seletivo da LVMH foi o único a fechar o trimestre em queda, caindo 5% em relação a 2020 e 30% em relação a 2019.
O conglomerado afirma que a Sephora “teve um bom desempenho em um ambiente comercial que ainda é impactado pelo fechamento de lojas em vários países da Europa”. “As vendas online progrediram bem em todo o mundo. A DFS continuou a experimentar um declínio significativo na atividade na maioria dos destinos devido à falta de viagens internacionais.”
A LVMH afirma que “espera recuperar o crescimento em todos os seus negócios” em 2021 e que “continuará a perseguir a sua estratégia focada no desenvolvimento das suas marcas, impulsionada pela forte inovação e investimento, bem como pela procura constante da qualidade dos seus produtos e distribuição”. Ao todo, a LVMH é dona de 75 marcas, incluindo a Fenty Beauty, marca de beleza da cantora Rihanna.
O imperador
Bernard Arnault, dono da LVMH, é o terceiro homem mais rico do mundo, segundo a revista americana Forbes. Arnault viu a sua fortuna quase dobrar em um ano, indo de US$ 76 bilhões para US$ 150 bilhões, por causa da alta de 86% das ações do conglomerado.
Informações CNN Brasil / Foto: Marc Piasecki