PF e Receita Federal fazem ação conjunta contra contrabando de bebidas alcoólicas vindas do Paraguai

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, nesta terça-feira (04) a Operação Sabazius, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de praticar crimes de contrabando de bebidas alcoólicas.

As investigações apuram a obtenção de benefícios fiscais indevidos, ocasionados pelo ingresso, em território nacional, de bebidas alcoólicas (especialmente cervejas) as quais, previamente, haviam sido exportadas ou pela mera simulação de operações de exportação de produtos que, no entanto, permanecem, de fato, no Brasil e são comercializados no mercado interno.

Ao longo dos trabalhos, foram identificados operadores e empresas que emitem notas fiscais com o objetivo de “amparar” o transporte, em território brasileiro, de produtos contrabandeados, provenientes do Paraguai. Ressalta-se que, no mês de dezembro de 2020, ocorreu a apreensão de um grande carregamento de cerveja, o qual deveria ser destinado à exportação, mas que estava sendo transportado pela rodovia BR-060, com destino a Campo Grande/MS.

A 3ª Vara Federal de Campo Grande/MS decretou a busca e apreensão de bens e direitos em 6 endereços, cujos mandados estão sendo cumpridos nos municípios de Campo Grande/MS e Ponta Porã/MS.

O nome da Operação faz referência ao Deus da cevada e da cerveja, segundo a Mitologia Grega. Participam do cumprimento das medidas cautelares: 2 Auditores-Fiscais e 7 Analistas-Tributários da Receita Federal, além de 25 servidores da Polícia Federal.

Entenda o caso

 

Informações e foto: PF e Receita Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *