FIEMS alinha parceria com prefeitura de Porto Murtinho para fomento da região que integra a Rota Bioceânica

Essa semana começou com um circuito de reuniões para definir estratégias de crescimento para o município de Porto Murtinho, distante 443 quilômetros de Campo Grande. A cidade está situada na parte sul do Pantanal na fronteira com o Paraguai. O município faz parte das ações que integram o projeto da Rota Bioceânica, e está prestes a lançar o projeto de acesso à ponte sobre o Rio Paraguai. A  ponte vai ligar o Brasil à cidade de Carmelo Peralta no lado paraguaio.

Entre os muitos benefícios à região, a obra vai facilitar a logística de escoamento de produção para Mato Grosso do Sul e o restante do País. A coordenadora do CIN – Centro Internacional de Negócios – Gracieiry Arruda está na cidade e, em parceria com a prefeitura de Porto Murtinho e o Sebrae, contribui para o levantamento das principais necessidades do município. A partir dos dados será possível avançar nas negociações com o comércio externo e atrair ainda mais investimentos para a região. “Vamos fazer o levantamento dessas demandas e capacitar o empresário, os funcionários e a comunidade, para que, até a inauguração da ponte, possamos ter um aporte necessário para lidar com o crescimento que está por vir”.

Está sob a responsabilidade do Sebrae apontar as oportunidades de mercado e empreendedorismo. Nós sabemos que é um trabalho árduo, tem muitas coisas para melhorar, mas acreditamos que trabalhando juntos teremos um resultado significativo”, explica a analista técnica do Sebrae, Fernanda Lopes.

A analista ainda destaca o momento histórico vivido pela cidade. “A região já vem sendo preparada e recebendo investimentos importantes, especialmente na parte portuária. O prefeito Nelson Cintra reconhece que a cidade vive um momento histórico e agora precisa se preparar para o crescimento. “Temos muitos investimentos vindo para cá nos próximos anos e precisamos capacitar nossa população, nossos empresários”.

Ponte sobre o rio Paraguai e a Rota Bioceânica

Por meio de um acordo Binacional entre Brasil e Paraguai, a Rota Bioceânica ligará através de corredor de tráfego o Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, uma rede rodoviária de corredores de transporte estruturados. Serão esses corredores o meio para conferir competitividade dos dois países frente ao mercado internacional. A entrega da ponte sobre o Rio Paraguai está prevista para 2024.

 

Informações e foto: FIEMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *