Idoso é preso e paga multa de R$ 26 mil por maus a animais, caça ilegal e vários outros crimes

Policiais Militares Ambientais de Campo Grande receberam denúncias de funcionários de uma empresa, de que o vizinho colocava constantemente bovinos na propriedade da companhia, localizada no município de

Ribas do Rio Pardo, a 60 km da cidade, causando danos ambientais e patrimoniais, especialmente às áreas protegidas de matas ciliares de córregos da fazenda pelo pisoteio do gado para a dessedentação e forrageamento.

Uma equipe foi ontem (12) ao local e durante vistoria na propriedade rural confirmou a denúncia. Foram verificadas degradações ambientais provocadas pelo gado do denunciado em áreas de matas ciliares de córregos (Área de Preservação Permanente-APP), que cortam a fazenda pertencente à empresa, que não cria animais. O gado acessava livremente à vegetação das áreas protegidas dos cursos d’água e o pisoteio estava causando degradações no solo e margens e contribuindo com o assoreamento dos córregos. O infrator foi notificado a retirar o gado da área protegida.

GALOS DE RINHA (MAUS-TRATOS)

Na sede da propriedade do infrator, os Policiais verificaram 20 galos domésticos da espécie galo-índio (Gallus gallus domesticus) que eram mantidos em gaiolas de madeira, extremamente apertadas, com restrição de movimentos, privação de luz solar e circulação aérea inadequada, o que, por si só, caracteriza-se maus-tratos. Alguns animais apresentavam ferimentos na crista e peito e apresentavam-se mutilados, com as esporas cortadas. Os galos e gaiolas foram apreendidos. O infrator é reincidente por maus tratos relativos a rinhas de galos.

   

PÁSSAROS ILEGALMENTE EM CATIVEIRO

Na varanda da residência do infrator havia duas gaiolas com pássaros silvestres, sendo um da espécie pássaro-preto, que o homem afirmou ter capturado na propriedade e o outro da espécie curió (anilhado), que segundo ele pertencia a seu filho, que havia comprado de um criador em Campo Grande, porém, não havia a licença ambiental. As aves foram apreendidas e foram encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

Pássaro-preto em cativeiro ferido pela gaiola.

CAÇA (JACARÉS ABATIDOS) E POSSE ILEGAL DE ARMAS

Ainda na varanda, em um freezer foram encontrados 6,2 kg de carne de jacaré. Diante do animal, ou animais abatidos, os Policias perguntaram se o infrator possuía armas de fogo. Ele confirmou que possuía três armas e munições, que estavam no interior de sua caminhonete. As armas e munições não tinham documentos e foram apreendidas.

   

APREENSÕES

Ao todo foram apreendidos com o acusado dois pássaros e duas gaiolas, 6,2 kg de carne de jacaré, três armas de fogo, cinco munições calibre 38 e uma munição calibre 28, além de 20 galos.

O infrator (70) recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Ribas do Rio Pardo, onde ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma, com pena prevista de um a três anos de detenção. Ele também responderá por mais quatro crimes ambientais. 1 – crime ambiental de degradação de área de preservação permanente (APP), com pena é de um a três anos de detenção; 2 – por caça de animais silvestres com pena de seis a um ano de detenção; 3 – por manter animais silvestres ilegalmente em cativeiro, com pena de seis meses a um ano de detenção e; 4 – maus tratos a animais, com pena de três meses a uma ano de detenção. O infrator, residente em Ribas do Rio Pardo, também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 26.000,00.

 

Fotos: PMA MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *