Unidades de Saúde de Campo Grande receberão 75 geladeiras doadas por entidades

A Prefeitura de Campo Grande está recebendo 75 geladeiras que serão destinadas às unidades de saúde da Capital. Os equipamentos foram doados pelo Movimento Unidos pela Vacina, liderado pela FIEMS (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) e pela Energisa em Mato Grosso do Sul.

O prefeito Marquinhos Trad destacou a importância da união de esforços e da parceria com a iniciativa privada que têm sido fundamentais nas ações de enfrentamento da pandemia e no processo de vacinação contra a Covid-19.

“A vacina é o método mais eficaz para combatermos essa doença. Por isso, iniciativas como esta, que visam apoiar os municípios para que seja possível ampliar a capacidade de atendimento prestado à população, são extremamente importantes e devem servir de exemplo para todos os setores da sociedade”, disse.

A representante de Mato Grosso do Sul do Movimento Unidos Pela Vacina, Marina Mandetta, explica que a iniciativa foi lançada no Estado no mês passado e rapidamente foi possível viabilizar as doação através da parceria da Energisa, por meio do Programa de Eficiência Energética da Aneel, e com a FIEMS que, além de Campo Grande, devem beneficiar outros 27  municípios. A previsão é de que sejam destinadas 289 geladeiras às secretarias de saúde destas cidades para acondicionamento de imunobiológicos.

“Nós ficamos extremamente gratos em poder contribuir nesse processo que certamente irá beneficiar milhares de pessoas por meio da vacina e outras ações de enfrentamento da pandemia”, complementa.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, os equipamentos devem ser destinados para as unidades básicas de saúde para que possam dar suporte no armazenamento dos insumos.

“Estes equipamentos  possibilitarão a ampliação da capacidade de atendimento nas unidades de saúde, além de reforçar os pontos já em operação que funcionam com equipamentos antigos ou caixas térmicas. Além disso, poderão ser utilizados no processo de ampliação, caso haja a necessidade de criamos outros locais exclusivos para a vacinação”, enfatiza.

Campo Grande conta com 72 unidades básicas e de saúde da família sendo que, atualmente, 66 são referenciadas para vacinação.

Para a vacinação de Covid-19, o município implementou mais de 70 pontos de vacinação, incluindo três sistemas drive-thru (Ayrton Senna, Albano Franco e Cassems) e dois centros de vacinação (Guanandizão e Seleta), todos com capacidade diária de 2 mil atendimentos.

Solenidade

A entrega simbólica dos equipamentos foi realizada no estacionamento do Paço Municipal e contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad, da vice-prefeita Adriane Lopes, do secretário municipal de Governo e Relações Institucionais Antonio Lacerda, do secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, do vereador William Maksoud, do diretor-presidente da Energisa Marcelo Vinhaes, e do chefe de gabinete da presidência do Sistema Fiems Robson Del Casale.

 

Foto: Diogo Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *