Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems) enviou um ofício ao Ministério da Saúde solicitando as 3 milhões de doses da vacina Janssen, para que o Estado se torne assim um estudo pioneiro mundialmente, vacinando toda uma unidade federativa.
O lote com 3 milhões de doses do imunizante deverá chegar ao Brasil na próxima semana, quando estará perto do prazo de validade, que é 27 de junho. Desta forma, o país vai ter de 10 a 14 dias para distribuir e aplicar as vacinas.
O Cosems argumentou que Mato Grosso do Sul é um dos estados mais avançados na vacinação desde o início da campanha no país, e que tem capacidade de distribuir as doses aos 79 municípios em até 12 horas, como vem acontecendo.
“Temos uma ótima logística e um grande desempenho na aplicação das vacinas que é demostrada pelo percentual de 96,67 das vacinas recebidas aplicadas o que nos qualifica para assumirmos o compromisso em receber, distribuir e aplicar essas vacinas em 5 dias”, defendeu o Conselho ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Janssen
Foi firmado acordo com o laboratório Janssen para que o Brasil receba 38 milhões de doses da patente, com entregas previstas para 3º e 4º trimestre do ano.
O imunizante precisa apenas de uma aplicação, diferente da maioria aplicadas atualmente, que exigem duas doses, como a AstraZeneca, Coronavac e Pfizer.
Ela possui 85% de eficácia para casos graves e oferece proteção completa contra hospitalização e morte pela Covid-19.
Fonte: Correio do Estado / Foto: Divulgação