Prefeito Marquinhos Trad tira Campo Grande da bandeira cinza e comércio volta a funcionar

Foi decretado há pouco pelo prefeito Marquinhos Trad, em edição extra do Diário Oficial, que a atividade comercial em Campo Grande volte para os regramentos impostos pela bandeira vermelha do Programa Prosseguir.

A bandeira vermelha determinada pelo prefeito permite o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo risco; e o toque de recolher volta para as 21 horas. O novo decreto vem no primeiro dia útil de restrições de atividades em Campo Grande, classificada na bandeira cinza. O transporte público municipal deverá funcionar com limite de até 70% (setenta por cento) da capacidade máxima permitida de passageiros em cada ônibus.

O que diz a prefeitura

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) questiona que “no fim de semana houve uma reunião com todo o grupo técnico para entender porque Campo Grande foi reclassificada. Verificamos que na 20ª semana a cidade recebeu do Prosseguir 27 pontos e foi classificada na bandeira vermelha. Já na 22ª ganhou 28 pontos. Quanto maior a pontuação, menor o risco. Então como é cinza?”.

A prefeitura decidiu então tomar a decisão de colocar a cidade na cor vermelha, liberando a abertura de todo o comércio a partir de hoje, inclusive, de bares e restaurantes. Segundo Marquinhos, o município tem certeza que o foco de contaminação do coronavírus não está no comércio. “Se não é o responsável, porque só o comércio é penalizado?”.

A prefeitura mostra ainda outros indicadores positivos. “Já constatamos melhora nas UPAs e leitos de UTI. Também conseguimos 14 novos leitos de UTIs e na próxima segunda mais 10, com profissionais alocados. Também aumentamos em 30% as testagens”, garante. Em contrapartida, o mesmo decreto estabelece que bares e restaurantes que estiverem com aglomeração serão lacrados imediatamente por 72 horas.

De acordo com Luiz Eduardo Costa, titular da Semadur, chegou a hora de penalidades mais firmes.  “A classificação de bandeira que Campo Grande seguirá, a partir da divulgação do decreto, é a vermelha, não a cinza. Por isso, bares e restaurantes vão podem abrir, porém, as regras de segurança devem ser seguidas de forma rígida”.

Segundo a prefeitura mais equipes de fiscalização estarão nas ruas, em busca de garantir o cumprimentos das regras. Caso um estabelecimento seja flagrado com lotação, “a equipe da vigilância sanitária aplicará a medida cautelar de interdição do estabelecimento” por 72 horas.  E em caso de reincidência  o comércio será interditado por mais 7 dias podendo ter o alvará cassado, caso seja flagrado uma terceira vez.

Confira o que diz, na íntegra, a edição extra do Diário Oficial de Campo Grande clicando AQUI.

 

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *