Capital terá três tipos de atendimento especializado para pessoas surdas e com deficiência auditiva

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), publicou no Diário Oficial, desta terça-feira (18), a regulamentação do Centro Municipal de Libras (CMILCG) para atender pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

O Centro Municipal de Libras permite que pessoas com deficiência auditiva e surdas tenham acessibilidade em quaisquer serviços públicos da Capital. “A CMIL tem como objetivo integrar o cidadão com o poder público. De acordo com dados do IBGE divulgados ano passado, mais de 10 milhões de pessoas têm algum problema relacionado à surdez, o que corresponde a 5% da população. Números tão expressivos assim evidenciam que a inclusão desse público não é somente necessária, nós vemos como urgente”, afirma Amadeu Borges, subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos de Campo Grande.

Ficam disponíveis quatro profissionais intérpretes de libras com três tipos de atendimentos: o presencial, in loco e eventos. No presencial o atendimento é realizado no Centro Municipal de Interpretação de Libras, localizada na Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos.

In loco: o atendimento será ofertado para interpretação em audiências judiciais (Cejusc, Justiça Comum, Justiça Federal, Fórum Trabalhista e delegacias), em atendimentos médicos na rede pública de saúde, em entrevista de emprego, em agências públicas e em atendimentos agendados nas unidades e órgãos da Prefeitura Municipal de Campo Grande (preferencialmente on-line).

Para eventos, os intérpretes estão disponíveis para ações realizadas por unidades e órgãos municipais, organizações da sociedade civil, associações, instituições e entidades sem fins lucrativos que atuam diretamente no atendimento de pessoas surdas. O CMILCG não presta nenhuma demanda de cunho privado. Os atendimentos são voltados somente a atender as necessidades do cidadão no âmbito de serviços públicos em Campo Grande.

Tanto in loco, quanto em eventos, é necessário fazer agendamento prévio de no mínimo 15 dias úteis, por via de agendamento documental. O Centro Municipal de Libras está localizado junto ao prédio da Subsecretaria de Defesa de Direitos Humanos, que fica na Rua Barão do Rio Branco, 2260 (em frente ao Belmar Fidalgo). O funcionamento é de segunda a sexta, das 07:30 as 11h/ 13h as 17:30.  Mais informações pelo telefone: 2020 – 1181.

Foto: PMCG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *