Estudo mostra que CoronaVac dobra número de anticorpos em quem já teve Covid-19

Pesquisadores da Universidade Médica de Chongqing, na China, revelaram que a imunização pela CoronaVac pode induzir a uma resposta imunológica mais elevada em pessoas que já tiveram Covid-19. Os resultados do novo estudo indicam que o imunizante do Instituto Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac é capaz de dobrar o nível de anticorpos neutralizantes e mais que quadruplicar o nível de imunoglobulina IgG em convalescentes da doença.

Publicado no último dia 17 de agosto no periódico Cell Discovery, o estudo incluiu 85 pacientes que tinham entre 3 e 84 anos e haviam sido infectados, em sua maioria, no início de 2020. A equipe de especialistas mediu seus níveis de imunoglobulinas e anticorpos neutralizantes e selecionou os cinco recuperados que, após 12 meses, apresentaram os menores números em relação à atividade imunológica.

Em seguida, essas pessoas receberam duas doses da CoronaVac com um intervalo de 21 dias. O nível de anticorpos neutralizantes estava em 36 na véspera da primeira aplicação, alcançando 108 duas semanas após a imunização completa. Responsável por impedir a entrada do vírus no organismo, esse tipo de anticorpo atingiu quantidade de 56 nas pessoas vacinadas que não haviam sido anteriormente infectadas pelo Sars-CoV-2.

Em relação ao anticorpo IgG nos convalescentes, o nível, que era de 3,68 um dia antes da vacina, subiu para 47,74 ao final do ciclo da vacinação. O IgG está associado à imunidade humoral, processo de defesa conduzido pelas imunoglobulinas na corrente sanguínea. No grupo controle, o nível registrado foi de 10,81, ou seja, 4,4 vezes inferior em comparação àqueles que já tiveram Covid-19.

 

Fonte: Rev. Galileu / Foto: Gov SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *