Aquidauana é uma das sete cidades brasileiras selecionadas para uso de ferramenta de pesquisa 100% digital

As cidades de Aquidauana (MS), São Miguel das Missões (RS), Ilhabela (SP), Socorro (SP), Cairu (BA), Piranhas (AL) e Rio Branco (AC) foram selecionadas na segunda-feira (27.09) para utilizar gratuitamente uma ferramenta 100% digital de captação de dados do setor. Promovida pela startup brasileira “Smart Tour”, com apoio do Ministério do Turismo, a iniciativa disponibilizará durante seis meses a plataforma “Smart Survey” que realiza pesquisa de Demanda Turística de forma totalmente eletrônica.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o setor precisa de iniciativas inovadoras como essa, que possam auxiliar os nossos destinos nesse momento de retomada do turismo. “Sabemos que a utilização de dados e o uso de tecnologias para o nosso setor são de extrema importância, pois contribuirão para a captação da realidade local e, consequentemente no desenvolvimento da nossa cadeia produtiva, que movimenta mais de 52 atividades em todo o país”, destacou.

Ao todo, cerca de 80 destinos, de Norte a Sul do país, participaram da seleção que permitirá a transformação dos atrativos em agentes coletores de informações, diminuindo o custo e fornecendo resultados em tempo real para os órgãos gerenciais de turismo. Para a CEO da Smart Tour Brasil, Jucelha Carvalho, a escolha dos destinos foi uma tarefa árdua, mas que contribuirá para o turismo destas cidades.

“Foi muito difícil selecionar cinco destinos entre tantos outros interessantes. Por isso, acabamos abrindo mais duas vagas para as regiões Sudeste e Nordeste, de onde vieram a maioria das inscrições. Com isso esperamos disponibilizar a Smart Survey para sete destinos turísticos brasileiros”, declarou.

A ferramenta Smart Survey já é utilizada por diversos municípios brasileiros, como Florianópolis (SC), uma das 10 cidades escolhidas pelo Ministério do Turismo para receber o projeto-piloto de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no país. Outra cidade que tem utilizado a ferramenta é Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. O município utiliza a Smart Survey há três meses e está investindo em ações que possam auxiliar a consolidar o local como um destino turístico.

SMART TOUR – A Smart Tour é uma startup de tecnologia de ponta voltada para a gestão pública do turismo, com soluções inovadoras. Além do reconhecimento no Prêmio Nacional do Turismo, a empresa catarinense foi uma das finalistas do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, promovido pelo MTur e o Wakalua – primeiro polo global de inovação em turismo -, que consagrou iniciativas destinadas à retomada do setor. A empresa também foi destaque na 3ª Competição Global de Startups da Organização Mundial do Turismo (OMT) e fez parte do grupo de finalistas do Healing Solutions for Tourism Challenge, realizado no ano passado pela OMT.

DESTINOS INTELIGENTES – Atualmente, 10 cidades brasileiras, representando as cinco regiões do país, integram o projeto-piloto de implantação de DTI, promovido pelo MTur: Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte); Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); e Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste). Pioneira no país, a ação busca definir diretrizes e um formato nacional para a criação de destinos do tipo.

 

Foto: Flávio André / MTur

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