A Prefeitura de Campo Grande mantém equipes de prontidão para auxiliar os cidadãos quanto aos danos da tempestade que afetou a capital na última sexta-feira. Ao mesmo tempo, o prefeito Marquinhos Trad, junto com os titulares das autarquias municipais, monitoram os problemas ocasionados pela ação da ventania e, nesta segunda-feira (18), às 9 horas, anunciam o plano de recuperação da cidade, inclusive as medidas de prevenção, recuperação e assistência que deverão ser implementadas como enfrentamento a possíveis riscos de desastres da natureza.
A reunião será no teatro do Paço Municipal, na Avenida Afonso Pena 3.297, e estará aberta para todos os setores da sociedade, inclusive empresas, que manifestarem interesse em contribuir com caminhões e estrutura humana para unirem esforços em solidariedade neste momento atípico que a cidade enfrenta. Entre as ações para atender à população, a Prefeitura elabora um plano para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social, afetadas pelo vendaval de sexta-feira.
A chuva e os ventos com velocidade de quase 100 km/h, que atingiram a cidade no último dia 15 de outubro, derrubaram mais de 150 árvores por toda a cidade. Com cerca de 300 pessoas e 30 caminhões, a Prefeitura conseguiu minimizar a maior parte dos danos considerados mais urgentes, priorizando a desobstrução das vias. A tempestade não afetou as estruturas de obras e de drenagem na cidade.