O sul-mato-grossense se prepara para mais um feriado no próximo dia 2 e muitos já pensam em pegar a estrada, mas é preciso ficar atento a algumas dicas importantes para evitar transtornos e garantir uma viagem segura. Pensando nisso, especialistas do Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) orientam sobre os cuidados que se deve ter antes de fazer as malas e assumir a direção do veículo.
Segundo estatísticas recentes, 70% dos acidentes ocorrem por falta de atenção. Por isso, muito cuidado ao assumir a direção. O chefe do setor de fiscalização de trânsito, Otílio Ruben Ajala Júnior, alerta que os riscos de acidentes aumentam quando se desvia os olhos da via à frente e as mãos ficam fora do volante.
Ele destaca ainda a importância de se respeitar a legislação vigente, que proíbe a ingestão de qualquer quantia de bebida alcoólica antes de assumir a direção de veículo automotor. “A multa é gravíssima, se aproxima dos R$ 3 mil e o condutor fica impossibilitado de dirigir por pelo menos doze meses. No entanto, a situação é mais grave ainda se levarmos em conta que o motorista embriagado assume a possibilidade de matar e coloca sua própria vida em risco”, afirmou Ajala.
De acordo com ele, são vários fatores para que se chegue a tal desatenção, então é sempre importante reduzir o uso de dispositivos eletrônicos, manter a mente focada e as mãos ao volante enquanto dirigir.
Também é primordial respeitar a velocidade compatível com a via e sair de casa descansado. O excesso de velocidade dificulta a reação diante de situações adversas e aumenta a gravidade das consequências em casos de acidentes.
O agente de trânsito Ivar Custódio explica que para a manutenção do veículo, o condutor deve ficar atento para fazer alinhamento e balanceamento, checar a suspensão, fluídos, limpador, sistema elétrico, estepe e os freios. “Lembre-se também de sempre verificar se os itens obrigatórios de segurança, como o triângulo, chave de roda e o macaco estão no veículo”, comenta.
Para uma viagem tranquila, o licenciamento deve estar em dia e a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) tem de estar válida.
Vivianne Nunes, Detran-MS
Foto: Arquivo