SÍMBOLO EM CAMPANHAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER LUÍZA BRUNET PARTICIPA DE EVENTO EM CAMPO GRANDE

No dia Nacional de mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, faz uma ação inédita no país, durante a Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, com a Marcha dos Homens. A ativista internacional Luiza Brunet fez parte do evento.

A ideia foi chamar a atenção não só das mulheres, mas dos homens também e promover, pela primeira vez, uma marcha com a presença deles, reforçando a importância do envolvimento dos homens para o fim da violência.

A ativista Luíza Brunet disse que Campo Grande está de parabéns pela iniciativa e que está sempre a frente do tempo. “Estou muito feliz por poder participar da primeira caminhada no Brasil, com essas mulheres maravilhosas que fazem isso acontecer aqui no estado do Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Para ela, o que falta é educação é conscientização maior, e que as pessoas entendam de fato que o feminicídio é um crime grave, e que o homem pode ser preso, e famílias são destruídas. “A partir do momento que a sociedade entenda isso a gente começa um processo de acabar com a violência contra a mulher”, emendou.

O prefeito Marquinhos Trad fez questão de pontuar que Campo Grande mais uma vez é referência nacional por seu ineditismo. “Mulheres e homens juntos, fazendo uma caminhada pelo fim da violência. Foi preciso sair da arquibancada e entrar dentro do campo, para fazer o jogo ao lado delas, para jogar com elas, e para dizer, que os homens estão ao lados das mulheres e que devem respeitar as mulheres”, afirmou.

A vice-prefeita Adriane Lopes disse que a caminhada foi memorável. “Foram 16 dias de ativismo para que a gente conscientize a população de Campo grande, de Mato Grosso do Sul, do Brasil e do mundo que nós temos que erradicar a violência contra as mulheres. A campanha vai terminhar, mas o nosso ativismo tem que continuar. Nós temos que levantar essa bandeira para a erradicação da violência contra as mulheres”, frisou.

Já a primeira dama Tatiana Trad dise que a caminha marcou um dia na história da luta contra a violência. “Somos a primeira cidade do país a fazer esta caminhada, então é com muito orgulho, alegria e esperança que fazemos este ato, conscientizando cada vez mais pessoas, atingindo cada vez mais classes, para que essa triste realidade possa acabar no nosso país”, afirmou.

Subsecretária de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini, destacou a importância de sensibilizar os homens. “Pela primeira vez estamos mobilizando os homens para se juntarem nessa Marcha e, assim, acreditamos que a ação irá sensibilizar outros homens também. A Semu faz o atendimento a mulher vítima de violência doméstica, porém, é fundamental trabalhar a prevenção não só com elas mas com os homens também, desconstruindo ideias arraigadas em nossa sociedade, chamando a atenção deles sobre comportamentos machistas e prejudiciais às mulheres”.

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha mundial, realizada anualmente desde 1991, em vários países, entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, período que compreende datas representativas para o enfrentamento às várias formas de violência contra as mulheres.

No Brasil, a campanha é realizada desde 2003 e se inicia no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, com o objetivo de dar visibilidade para a situação das mulheres negras que, além da violência de gênero sofrem a violência racial.

No âmbito do município de Campo Grande, foi criada a Lei n. 6.136/18 que instituiu no calendário oficial de eventos da Capital o dia 06 de dezembro como o Dia Municipal de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A campanha é uma estratégia de mobilização da sociedade, por meio de organizações que desenvolvem ações coordenadas visando à sensibilização, conscientização e o engajamento na prevenção e na eliminação de todas as formas de discriminação e violência contra mulheres e meninas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *