Instabilidades persistem e o sábado deve ser marcado por mais chuva no Estado

O tempo permanece instável neste sábado (18) em Mato Grosso do Sul. A nebulosidade diminui e o sol até aparece, mas ainda há condições para chuva em grande parte do Estado.

Existe a probabilidade de chuvas que podem ocorrer de moderada a forte intensidade, e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem atingir valores de até 70 km/h.

Pode chover forte nas regiões centro norte, pantaneira e leste do estado com acumulados significativos de chuvas que podem atingir valores entre 50 a 100 milímetros.

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima diversos sistemas contribuem para a manutenção dessas instabilidades, entre eles a convergência de umidade, aliado à atuação de um sistema frontal oceânico, a passagens de cavados e o aquecimento diurno.

Em caso de temporais, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) recomenda desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia; não se abrigar debaixo de árvores ou torres de transmissão e placas de propaganda pois há risco de queda e descargas elétricas; em caso de inundações, proteger pertences da água envolvendo-os em sacos plásticos.

Confira no mapa as condições de tempo e temperatura estimados para a Capital e alguns municípios do Estado.

Mireli Obando, Subcom

Foto: Saul Schramm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *