DOIS SÃO ENCAMINHADOS PARA DECAT POR DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A frente de trabalho “Cidade Limpa: Dever de Todos” já começou a colher resultados. Desde seu lançamento, na última terça-feira (4), a Guarda Municipal flagrou quatro homens fazendo descartes irregulares e diversos locais já passaram por limpeza.

O último flagrante aconteceu nesta quinta-feira (6), por volta das 9h20, na Rua Getulina. Dois homens, em veículo Strada, foram flagrados no momento em que tentavam fazer o descarte irregular de um guarda-roupa velho. Eles foram encaminhados para a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat) para esclarecimentos. Lá foram orientados a procurar um Ecoponto e fazer o descarte correto dos resíduos. Eles também vão responder administrativamente pelo crime ambiental e foram multados.

A Guarda Civil Metropolitana está nas setes regiões fazendo o monitoramento e quem for pego praticando crime ambiental será conduzido de imediato à delegacia, onde será autuado e seu veículo fiscalizado, caso haja irregularidade será removido e o autor sofrerá as sanções criminais e administrativas.

O objetivo da frente de trabalho “Cidade Limpa: Dever de Todos” é fiscalizar e coibir o descarte irregular de resíduos sólidos, com ações que buscam não apenas o monitoramento frequente destes locais, mas principalmente conscientizar a população das consequências e penalidades deste crime ambiental.

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luis Eduardo Costa, destaca que a Prefeitura disponibiliza à população, desde 2018, os Ecopontos, locais onde as pessoas podem fazer o descarte dos resíduos sólidos. “Implementamos os Ecopontos como uma das formas de evitar que a população faça o descarte irregular de resíduos em vias públicas. Porém, ainda existem pessoas que preferem fazer o descarte em locais inapropriados. Atualmente, Campo Grande conta com cinco unidades localizadas no Panamá, Noroeste, Nova Lima, União e na Moreninha”.

Nos Ecopontos, é permitido fazer o descarte gratuito de resíduos recicláveis (metal, plástico, vidro, papel e papelão), resíduos gerados em construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, além de volumosos (geladeiras, móveis e madeiras) e resíduos provenientes de poda de árvores/galhadas. O limite de descarte é de um metro cúbico por usuário do sistema e funcionam de segunda a sábado, das 8 às 18h.

  • Ecoponto Panamá: localizado na Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no Bairro Panamá.
  • Ecoponto Noroeste: localizado na Rua Piraputanga esquina com Guarulhos, no Bairro Noroeste.
  • Ecoponto Nova Lima: localizado na Rua Pacajús n. 194, no Bairro Nova Lima.
  • Ecoponto União: localizado na Avenida Roseira, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, no Bairro União.
  • Ecoponto Moreninhas: localizado na Rua Copaíba entre as ruas Antônio Davi Macedo e Amado Nogueira Moraes, no Bairro Moreninhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *