Governador vistoria Aquário do Pantanal que deve ser aberto ao público no final de março

Acompanhado de engenheiros, arquitetos, biólogos e veterinários, o governador Reinaldo Azambuja fez reunião técnica no Aquário do Pantanal na segunda-feira (31) para verificar o andamento da obra e acompanhar a soltura de alguns peixes. Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), a construção do complexo turístico-científico está em fase final e deve ser entregue no final de março deste ano.

“Os tanques externos já estão sendo povoados. Serão mais de 230 espécies de peixe aqui no Aquário do Pantanal, além de alguns animais como jacaré e sucuri, para que a gente possa concluir e abrir esse espaço para visitação. A obra está bem acabada e com bastante qualidade”, destacou o governador após a vistoria.

O secretário Eduardo Riedel, da Seinfra, reforçou o cronograma do empreendimento. “A obra está em andamento, com adaptação e checagem dos aquários. Vamos acompanhar praticamente toda semana a evolução do cronograma. Temos esse compromisso de entregar em março e estamos trabalhando para isso”, afirmou.

Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário do Pantanal conta com 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro d e descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água.

Das 13 licitações realizadas para a finalização das obras, quatro foram concluídas e nove estão em execução, conforme cronograma do Aquário Transparente – ferramenta lançada em setembro passado onde a população pode acompanhar o andamento das obras.

De acordo com a assessora da Seinfra, Maria Fernanda Balestieri, os tanques externos começaram a ser povoados com os peixes na semana passada. Já os internos receberão os animais a partir de 15 de fevereiro.

“Já iniciamos o processo de povoamento dos tanques externos com pintados e outras espécies (que estavam em cativeiro). Os circuitos dos aquários internos estão todos pintados e os tanques e cenografias estão 100% concluídos. Hoje estamos com processo de maturação da água, que é a preparação da água para receber esses peixes”, disse ela.

Maria Fernanda ainda destacou os avanços da obra nos últimos meses, como a instalação do elevador panorâmico e das escadas rolantes; a conclusão da biblioteca e do espaço multimídia; e a ativação da câmara fria e das salas climatizadas. “Estamos seguindo o cronograma: no dia 28 de fevereiro o Aquário entra em operação e no final de março fazemos a entrega”, concluiu.

Também participaram da reunião técnica no Aquário do Pantanal nesta segunda-feira (31) o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges, e o secretário-adjunto da Seinfra, Pedro Arlei Caravina.


Fotos: Chico Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *