Mato Grosso do Sul tem previsão de fortes chuvas neste sábado

Embora a meteorologia indique a volta da condição de chuva volumosa em Mato Grosso do Sul, neste sábado (05) o tempo segue típico de verão, com sol entre nuvens pela manhã, aumento de nebulosidade à tarde e pancadas de chuvas e tempestades isoladas.

A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima indica que o avanço de uma frente fria e a formação de um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai favorecerão chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O Cemtec destaca ainda, que há risco de alagamentos e inundações, pois os acumulados de chuvas tendem a ultrapassar os 60 mm em 24 horas, especialmente nas regiões sudoeste, centro-norte e leste.

Diversos sistemas irão influenciar nessas condições de chuva mais volumosa. Segundo a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, “o deslocamento de cavados, que são áreas alongadas de baixa pressão, transporte de umidade, combinados ao avanço de um sistema frontal e a formação de um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai, aliado ao aquecimento diurno irão favorecer a formação de instabilidades com risco para tempo severo no Estado”.

Ao longo do dia as temperaturas podem registrar mínimas entre 20°C a 24°C e máximas entre 29°C a 34°C no Estado, sendo a região pantaneira a mais abafada. Confira no mapa as condições estimadas para Campo Grande e algumas regiões do Estado.

Foto: Chico Ribeiro 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *