Greve dos peritos do INSS deve ser mantida até quarta-feira na capital

Ao chegar na sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), moradores de Campo Grande se depararam com o atendimento inativo. O motivo é que os médicos peritos estão em paralisação, nesta terça-feira (8), que deve seguir até quarta-feira (9).

A greve foi informada pelo sindicato dos peritos, há dias, após uma assembleia geral.  Laís Camargo, de 31 anos, foi junto do marido, Alex Onça, acompanhá-lo durante a perícia e acabou recebendo a negativa do procedimento, mesmo após o agendamento prévio feito pelo telefone.

“Estávamos com a perícia do Alex agendada desde o comecinho de dezembro e eles informaram que está ocorrendo uma paralisação nacional e que só apareceram três peritos hoje. Eles iriam chamar as pessoas que esses peritos estavam responsáveis e o resto poderia ir para casa. Segundo o que eles falaram, quem não foi atendido hoje teria a perícia remarcada automaticamente a partir de amanhã, mas não sabem para quando”, explica.

O que reivindicam os peritos

A Associação Nacional dos Médicos Peritos convocou a categoria para mais uma paralisação pela valorização da categoria. No dia 25 de janeiro, a entidade enviou um ofício ao Ministério do Trabalho e Previdência informando da mobilização. Segundo o setor, são dois anos de negociações frustradas com o governo federal.

O documento lista a pauta de reivindicações:

  • Recomposição salarial “relativa às perdas inflacionárias de 2019 a 2022, de 19,99%”;
  • Fixação do número máximo de 12 atendimentos presencias como meta diária;
  • Substituição das autoridades da Subsecretaria da Perícia Médica Federal;
  • Promoção imediata de concurso público para a recomposição dos quadros da Carreira, “cuja defasagem chega a 3.000 servidores”;
  • Readequação das Agências da Previdência Social “que foram reabertas de modo precipitado e sem as condições sanitárias adequadas”;
  • Fim da “teleperícia” (Perícia Médica com Uso de Telemedicina ou Teleavaliação).
  • Atualmente, a Associação congrega mais de 5 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas.

 

Fonte: Portal G1 / Foto: Marcello Casal Jr – Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *