Homem que atirava aleatoriamente em veículos na BR 262 é preso em Miranda

A Polícia Civil deflagrou na segunda-feira (07/02), uma operação denominada “Sniper”, com o objetivo de cumprir o mandado de prisão de um indivíduo acusado de tentativa de homicídio. A ação foi feita por uma equipe da Seção de Investigações Gerais (SIG), da Delegacia de Polícia Civil de Miranda (DP).

Conforme investigação da Polícia Civil, o suspeito, que já respondeu por pelo menos dois homicídios, se escondia na mata, às margens da BR 262 e atirava com uma espingarda de pressão modificada para calibre .22, em veículos que transitavam na via em alta velocidade.

F.G., de 59 anos, foi preso hoje pela equipe do SIG e, em sua residência, foram apreendidos: uma espingarda de pressão modificada para realizar disparos de arma de fogo, munições de uso permitido e restrito e um estilingue com pedras, que também foi instrumento de delitos pretéritos.

Entenda o caso

No final do ano de 2021, chegou ao conhecimento do SIG, da DP de Miranda um vídeo, gravado por câmera veicular, no qual um indivíduo dirigia seu veículo na BR 262, com sua família, no dia do Natal, quando seu carro foi atingido por um projétil de arma de fogo. O vídeo “viralizou” e espalhou medo em pessoas que transitam diariamente na rodovia, tendo em vista que o crime foi praticado sem motivos aparentes e tinha aptidão para causar, além do efeito direto do disparo de arma de fogo, um acidente automobilístico, devido a alta velocidade dos carros.

Após tomar ciência dos fatos, a Polícia Civil passou a investigar o caso, obtendo informações de que a prática era rotineira e que, diversos outros veículos, no ano de 2021, paravam em postos de gasolina nas proximidades, com vidros quebrados, atingidos por projéteis, disparados na direção do motorista, com casos até de lesões corporais nestes. Em aprofundamento da investigação, a Polícia Civil angariou diversas informações a respeito de F.G.

Segundo o apurado, o suspeito se trata de indivíduo com habilidade e expertise com armas de fogo, que ameaça e ataca funcionários de postos de gasolina na rodovia BR 262 (que reprimem sua conduta) e que já teria praticado pelo menos dois homicídios. Somando-se a isto, ele recentemente ameaçou e perseguiu um policial militar por ter lhe conduzido em flagrante no passado.

Por fim, foi constatado que F.G. é suspeito de um homicídio ocorrido no ano de 2012, com modus operandi similar ao noticiado e exatamente no mesmo local, cujo inquérito policial foi arquivado por “falta de provas”. Todavia, novos elementos foram levantados a respeito desse crime, praticado há mais de uma década e será pleiteado seu desarquivamento, para continuidade das investigações e, possivelmente, indiciamento.

Diante dos elementos de materialidade e autoria do crime, bem como de fundado risco à ordem pública e vida de pessoas que transitam na BR, a autoridade policial representou por buscas na residência do suspeito, bem como por sua prisão preventiva, que foram devidamente cumpridos na data de hoje. O indivíduo, além do mandado de prisão, foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, visto que foram encontrados em sua residência uma espingarda de pressão adaptada para disparos de calibre .22, munições de calibre .22, uma munição de calibre 556 e uma maleta com diversas peças para manutenção e reparo de armas de fogo. Ainda foi encontrada em sua residência um estilingue, com pedras separadas para arremesso, instrumento de crimes pretéritos.

O indivíduo será indiciado pela tentativa de homicídio referente ao vídeo investigado. Avalia-se a possibilidade de representação para realização de incidente de insanidade mental do autor.

Foto: PCMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *