É o maior ataque de um país europeu contra outro do mesmo continente desde a Segunda Guerra. Putin justificou ação militar para proteger separatistas no leste e ameaçou quem tentar interferir. ONU pediu que ele recue e Biden disse que guerra será catastrófica.
Putin ordenou uma ação militar no leste da Ucrânia, onde estão as regiões separatistas que ele reconheceu como independentes. Ao discursar, fez ameaças e disse que quem tentar interferir sofrerá consequências nunca vistas. O presidente russo disse a empresários que a Rússia está preparada para enfrentar as sanções internacionais.
O comando militar da Ucrânia afirma que país sofre uma segunda onda de ataques por mísseis e o Ocidente condenou imediatamente a decisão. A ONU pediu que Putin recue e Biden disse que a Rússia escolheu uma guerra de perdas catastróficas.
Últimas atualizações
Um assessor da presidência da Ucrânia afirmou que o aeroporto de Hostomel foi capturado por forças russas.
O aeroporto militar de Hostomel fica a cerca de 23 quilômetros da capital de Kiev.
Mais cedo, autoridades militares ucranianas haviam dito que paraquedistas russos desceram de 20 helicópteros e 8 aeronaves Mi-8 e começaram a combater os ucranianos para controlar o aeroporto.
Vídeos obtidos pelo jornal “New York Times” mostram que houve uma luta intensa na região do aeroporto —nas imagens, é possível ver helicópteros voando acima do rio Dnieper em direção à cidade de Hostomel.
Em um vídeo divulgado pelas forças armadas da Ucrânia, se vê, aparentemente, um desses helicópteros sendo derrubados.
Fonte: Portal G1 / Foto: Reprodução