Depois de quase 2 semanas da iniciativa do governo estadual Campo Grande também retira obrigatoriedade do uso de máscara

A Prefeitura de Campo Grande publica nesta terça-feira (22), no Diário Oficial de Campo Grande, um decreto com novas regras para uso de máscaras na Capital. O decreto libera o uso de máscaras faciais em ambientes fechados, com exceção para ambientes hospitalares e de atendimento à saúde público e privado; e transporte coletivo e rodoviário.

A decisão foi tomada após reunião do prefeito Marquinhos Trad e vice, Adriane Lopes, com técnicos da Secretaria de Saúde do Município.

Será recomendado, e não obrigatório, o uso de máscara no transporte de passageiros por aplicativo e táxi; para pessoas com  comorbidades (cardiopatias, diabetes imunossuprimidos, oncológicos, com obesidade mórbida, etc); idosos em  instituições de longa permanência e pessoas com sintomas respiratórios.

A nova regra leva em consideração o cenário epidemiológico cada vez mais favorável; redução de casos graves; redução de internações; queda na taxa de positividade e imunidade coletiva (mais 70% da cobertura vacinal).

“Todas as decisões são tomadas com base na ciência e com boletins da Secretaria de Saúde. Na última reunião, tínhamos 144 hospitalizados, hoje temos 74. Tínhamos em média de sete óbitos ao dia e hoje, glória a Deus, um óbito. Há 15 dias, 10.071 casos confirmados, hoje, 961. E o que nos traz a certeza da flexibilização é o número de exames e positividade destes exames. Em fevereiro, 32.357 pessoas que fizeram exame e 13.705 testaram positivo, 42,3%; Em março, 6.300 exames e menos de 16% testaram positivo”, justificou o prefeito.

Marquinhos pontuou que a decisão foi tomada em conjunto com a equipe técnica de saúde do Município, que volta a se reunir posteriormente para novas decisões. ” Após 15 dias, vamos fazer uma nova avaliação. Caso seja necessário, novas flexibilizações ou novas restrições, dependendo da orientação da nossa equipe técnica”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *