Ponto facultativo em 22 de abril para órgãos estaduais deve fomentar turismo no MS

Considerando o feriado nacional consagrado a Tiradentes e a importância de fomentar o turismo em Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja declarou ponto facultativo o expediente do dia 22 (sexta-feira) para os órgãos e as entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual.

O ponto facultativo não vale para as unidades e serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos. 

O feriado lembra a luta de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, enforcado em praça pública, no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1792. Ele participou ativamente da Inconfidência Mineira e foi condenado à pena de morte. 

Joaquim José exerceu inúmeros trabalhos ao longo de sua vida, como a de dentista amador, função que lhe deu o apelido de “Tiradentes”. Apesar da pouca instrução, era um republicano convicto e adepto dos ideais do Iluminismo.

Parque das Nações Indígenas

O campo-grandense que não viajar durante o feriado de Tiradentes poderá contar com um dos lugares mais apreciados para lazer em família na Capital. O Parque das Nações Indígenas mantém horários de abertura e fechamento normais de quinta-feira a domingo: das 6h às 21h, todos os dias. O acesso é livre pelos três portões da Avenida Afonso Pena (Nhandevá, Guarani e Kaiowá), pelo portão Guató localizado na rua Ivan Fernandes Pereira e pelos portões Kadiwéu e Terena da rua Antônio Maria Coelho.

Importante lembrar que não é permitido o passeio com animais domésticos no parque devido ser o habitat de diversas espécies de animais silvestres, como quatis, capivaras, cutias. O Parque oferece pistas de caminhada e ciclovia, parques infantis, pista de skate, quadras de areia e poliesportivas, além de uma concha acústica, dos monumentos do Cavaleiro Guaicurus e da Praça da Zarabatana e decks. Está equipado com seis Núcleos de Apoio Básico com banheiros e outras dependências, sendo que três estão disponíveis ao uso do público.

Para grupos com mais de 30 pessoas, é preciso fazer agendamento junto à administração pelo telefone 3326-2254. O gestor do Parque, Odilon Rigo, lembra que ali são autorizadas apenas atividades de caráter cultural, educativo, recreativo, voltadas ao bem-estar e saúde, sendo necessário ter cunho sustentável e de responsabilidade socioambiental. A realização de espetáculos musicais, shows e outros eventos culturais, esportivos e comerciais somente serão permitidos mediante autorização prévia e expressa emitida pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

O Parque das Nações Indígenas está localizado na área urbana do munícipio de Campo Grande. É um dos maiores e melhores estruturados parques públicos do país, ocupando 116 hectares e fazendo conexão com o Parque Estadual do Prosa, que preserva as nascentes do Córrego Prosa, interligando-se ainda com o Parque dos Poderes. Sua criação oficial se deu no dia 17 de agosto de 1993, por meio do Decreto Estadual no 7.354, mas sua estruturação e abertura para uso público ocorreria anos mais tarde.

Foto: @visitmsoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *