Vacinas contra a Covid e Influenza seguem disponíveis em 45 locais na capital

A campanha de vacinação contra Covid-19 e Influenza continua nesta quarta-feira (22) em diversos pontos da Capital. O imunizante da gripe está disponível em todas as 72 unidades de saúde e o que protege contra a infecção provocada pelo novo coronavírus está em mais de 45 locais. 

Desde o início da vacinação contra a gripe, pouco mais de cem mil doses contra a gripe foram aplicadas, o que corresponde a 35,79% do público alvo no município. “É surpreendente a baixa procura pela vacina, que está disponível desde o início de abril e ainda não chega nem próximo à cobertura recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 90% para cada um dos públicos”, lamenta o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

Esta vacina, assim como a que protege contra a Covid-19, está disponível de 7h30 às 11h e das 13h às 16h45. Nas unidades onde há atendimento em horário estendido, os imunizantes também podem ser aplicados em horário de almoço. 

A vacina contra a Covid-19 está disponível para toda a população com 5 anos ou mais que não tomou a primeira dose até o momento. A segunda dose pode ser aplicada também neste público que já cumpriu o intervalo estipulado pelo fabricante do imunobiológico. 

É possível receber a terceira dose, toda a população que tenha 12 anos ou mais e tenha tomado duas doses há pelo menos quatro meses ou pessoas com imunocomprometimentos com intervalo de 28 dias da D2. Já em relação à quarta dose, ela está disponível para pessoas com 40 anos ou mais, trabalhadores da saúde e também para quem tem imunocomprometimento e mais de 18 anos, desde que obedeça ao intervalo de quatro meses. 

Vacinação contra a Influenza 

A vacinação contra a influenza foi prorrogada até o dia 24 de junho e pode ser aplicada em gestantes, puérperas até 45 dias pós parto, População indígena, pessoas com comorbidades e as que tenham deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, Forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. 

Outros grupos que comumente atingem a marca de 90% de cobertura, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, são os trabalhadores da saúde, onde 50,89% do grupo foi vacinado, idosos, com 45,96%, e crianças entre seis meses e menores de cinco anos, com 27,32% de cobertura, segundo o último levantamento realizado pela Sesau, em 17 de junho. 

Desde o início do ano, Campo Grande registrou 37 óbitos por H3N2, a maioria ocorridos no mês de janeiro, após um surto atípico do vírus no entre o final de 2021 e o início deste ano. A vacina disponível no SUS protege contra três dos principais vírus circulantes, o H1N1, H2N3 e Influenza B. 

Foto: Karine Matos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *