Corumbaense é autuado por incendiar restos de vegetação em leiras no Pantanal neste período proibido

Policiais Militares Ambientais de Corumbá, que trabalham na operação Prolepse de prevenção aos incêndios, autuaram um infrator de 36 anos por incêndio. A equipe realizava fiscalização ambiental nas propriedades rurais pantaneiras, no sentido de orientar e evitar o uso do fogo, para que um pequeno foco provocado não se transforme em um grande incêndio e percebeu fumaça em uma propriedade rural, localizada a 10 km da cidade de Corumbá.

A equipe foi ao local e verificou que, com autorização do proprietário rural, que não estava no local, o funcionário havia realizado a limpeza de uma área da pastagem e tinha incendiado os restos de arbustos e galhadas, que estavam dispostos em amontoados (leiras). O material queimado era proveniente de arbustos nativos derrubados da espécie aromita e que, consequentemente, não havia licença ambiental, pois a queima controlada está proibida no Estado de Mato Grosso do Sul até 31 de dezembro de 2022, inclusive, com suspensão de autorizações concedidas anteriormente à Portaria publicada neste mês.

O infrator, residente em Ladário, que alegou não conhecer a proibição, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 1.000,00 pela infração ambiental cometida. Ele também poderá responder por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização ambiental, com pena de um a seis meses de detenção.

 

Foto: PMA MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *