Foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na terça-feira (23), o reajuste da tarifa de energia em cinco municípios de Mato Grosso do Sul atendidos pela Elektro Redes S/A.
A tarifa para os consumidores residenciais será reajustada em 10,76%. Já os de baixa tensão terão aumento de 11,61%. O maior reajuste será para os consumidores de alta tensão com percentual de 23,72%. O efeito médio para o consumidor será de 15,77%.
O reajuste entra em vigor a partir de sábado (27), nos municípios de Anaurilândia, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.
Conforme a agência reguladora, os custos com os encargos setoriais foram os que mais influenciaram os percentuais de reajuste, além da compra, transmissão e distribuição de energia.
Um dos itens que contribuíram para mitigar os índices foi o repasse dos créditos tributários referentes à retirada do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na base de cálculo do PIS/PASEP e da Cofins, que resultou na redução de 4,47% no efeito para o consumidor.
Outro fator de atenuação tarifária para a Elektro, de – 2,54%, foi decorrente da tarifa de repasse da potência contratada de Itaipu.
Fonte: Portal G1 / Foto: Edemir Rodrigues