Após receber um vídeo em que crianças estão usando camisetas da seleção brasileira de futebol, empunhando cartazes e gritando palavra de ordem pedindo intervenção militar durante protesto antidemocrático contra a eleição do petista Luiz Inácio Lula da Silva presidente da República, a senadora Soraya Thronicke (União-MS) acionou o MPF (Ministério Público Federal) para que tome providências em caráter de urgência.
Na prática, os pais ou responsáveis correm o risco de perder poder familiar, em casos extremos, e servir até mesmo como argumento em disputa da guarda, pois desrespeitam o artigo 227 da Constituição Federal.
O artigo aponta o dever de todos de garantir, entre outros, que crianças sejam privadas de violência, e o artigo 132 do Código Penal, que trata sobre pôr em risco a vida ou saúde de outra pessoa.
Além disso, eles ainda podem responder pelos crimes previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), com possibilidade de detenção de 6 meses a 2 anos.
Na sua conta no Twitter, Soraya Thronicke questiona a veracidade do vídeo: “Usando crianças? É isso mesmo? Vocês juram que não há nenhuma montagem aqui? Estão mesmo usando crianças?”.
Em outro post, a parlamentar sul-mato-grossense, que foi candidata na eleição para presidente da República pelo União Brasil, completa:
“Enviando agora ao Ministério Público Federal para que apure a responsabilidade dessas pessoas que utilizam crianças como massa de manobra. E a Escola sem Partido, o que acha disso?”, postou, questionando um posicionamento do Movimento Escola sem Partido, administrada pelo advogado Miguel Nagib.
A reportagem entrou em contato com a senadora para saber se já tinha acionado o MPF e a resposta foi positiva. “Fiz os posts na noite de sábado (12/11) e, nesta segunda-feira (14/11), por meio da minha assessoria jurídica, enviei a denúncia ao MPF, pedindo uma investigação. Não sei se dará frutos, mas fiz a minha parte como senadora da República”, finalizou.
Pelo vídeo postado nas redes sociais, não é possível saber onde ele foi gravado, mas, nele, as crianças gritam a palavra de ordem “Forças Armadas salvem as crianças!”.
Em Campo Grande (MS), na manifestação dos bolsonaristas em frente ao CMO (Comando Militar do Oeste), os pais também estão levando crianças.
Fonte: Correio do Estado /Foto: arquivo