Em Campo Grande, pacientes com sintomas de Covid-19 ou outras síndromes respiratórias podem receber orientações ou até mesmo ser atendido por um profissional de saúde, através do serviço de Teleatendimento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Ao ligar no número 2020-2170, o paciente ouvirá uma gravação explicativa sobre o serviço. A recepção será feita por um profissional que irá colher o histórico da pessoa, com base em um questionário pré-estabelecido, que será inserido no sistema.
Posteriormente, o paciente será transferido para a equipe médica de Teleatendimento, caso seja necessário, que dará o encaminhamento devido e recomendará a conduta mais assertiva com base no histórico colhido. O atendimento acontece diariamente (inclusive aos sábados, domingos e feriados) de 7h às 19h.
O sistema foi desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande através da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) e com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Histórico
Campo Grande foi uma das primeiras cidades do País a implementar esse tipo de serviço, em março de 2020, utilizando a estrutura tecnológica, ferramentas e protocolos próprios, elaborados à época em tempo recorde.
Além do atendimento a casos suspeitos, o serviço também está disponível para tirar dúvidas sobre o processo de imunização contra a Covid-19 e acompanhar e orientar pacientes confirmados ou suspeitos de Monkeypox, além de seus contatos próximos.
Além de prestar as orientações necessárias, os profissionais podem direcionar o paciente para uma unidade que realizar a coleta do material para exame, caso seja necessário.
Foto: PMCG