Prato indígena e arroz carreteiro do jantar da posse de Lula foram assinados por chefs de MS

Dois dos pratos do menu do jantar servido após a posse do presidente Lula, em Brasília (DF), levou a assinatura de chefs de Mato Grosso do Sul. Kalymaracaya Nogueira e Paulo Machado, representaram a culinária do estado com “ho’o xanena xupu” e o tradicional arroz carreteiro com ovoVeja o menu completo abaixo

Da Aldeia do Bananal, em Aquidauana (MS), Kalymaracaya escolheu o prato “ho’o xanena xupu”, que é mojica de mandioca com pintado para o jantar no Itamaraty. A chef disse que a receita não era a ideia inicial, mas que acabou sendo escolhida por ser cultural e ter produtos existentes no local da posse.

Kalymaracaya explicou que todas as receitas dos pratos do jantar da posse de Lula foram apresentadas à distância. Ou seja, os chefs enviaram suas receitas e o passo a passo para os cozinheiros do Itamaraty.

“Fiquei na assessoria online, dando o passo a passo. Os pratos tinham que ter essa logística de ingredientes que fossem encontrados em Brasília. Pediram a receita no dia 24 e quis fazer algo que contemplasse os indígenas. A mandioca é encontrada em todos os lugares e o pintado também tem lá”, detalha.

Chef Kalymaracaya Nogueira representou a culinária sul-mato-grossense — Foto: Arquivo pessoal

Chef Kalymaracaya Nogueira representou a culinária sul-mato-grossense — Foto: Arquivo pessoal

O menu privilegia ingredientes típicos do Brasil e da cultura local. O jantar aconteceu neste domingo (1º) e contou com a presença de 2.500 convidados. “Fiquei muito contente, foi uma honra! A Janja pediu um menu brasileiro, que tivesse a cara do Brasil”, completa Kalymaracaya.

Cozinhar sempre foi o sonho de Kalymaracaya, que é formada em contabilidade. O curso de exatas foi concretizado como o desejo de sua mãe, contudo, a comida é sua grande paixão.

“Desde criança eu cozinha com a minha mãe, minha vó. Eu sempre quis ser cozinheira. Conhecimento é sempre bom, consegui me formar, até hoje faço uns trabalhos na área, mas o foco mesmo é a gastronomia indígena”.

Carreteiro pantaneiro

Arroz carreteiro com ovo representando a culinária de Mato Grosso do Sul — Foto: Arquivo pessoal

Arroz carreteiro com ovo representando a culinária de Mato Grosso do Sul — Foto: Arquivo pessoal

Paulo Machado, que é de Campo Grande, também assinou um dos pratos do jantar para convidados. O chef de cozinha disse que escolheu um prato conhecido e muito presente nas casas dos sul-mato-grossenses: arroz carreteiro com ovo.

“É um prato simples, porém muito saboroso! Como bom sul-mato-grossense que somos e pantaneiros do centro-oeste, a economia gira em torno da carne, né? A carne de sol é o que sustenta o pantaneiro dia a dia”, afirma orgulhoso.

Paulo Machado assina o arroz carreteiro com ovo — Foto: Arquivo pessoal

Além dos sul-mato-grossenses, o jantar contou com pratos assinados por Kátia Barbosa, Nara Amaral, Ieda de Matos, Bela Gil, Morena Leite e Saulo Jennings. “A Bela Gil recebeu um pedido da atual primeira dama para reunir um time de chefes de cozinha do Brasil, de diferentes biomas e regiões”, explica Paulo.

Mesmo que não tenha ido ao jantar, Paulo disse que ficou muito feliz com a oportunidade de apresentar um prato da cozinha pantaneira. “Enviei a receita para o Palácio do Itamaraty, o buffet deles fez a receita. Então a ideia era mostrar pratos do Brasil todo e foi a primeira vez que vi um time tão grande”.

Veja o menu completo abaixo:

Cardápio do jantar de posse de Lula  — Foto: Matheus Rodrigues/g1

Fonte: Portal G1  / Foto capa: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *