Órgão entende que secretarias têm grande poder de convencimento porque estão próximas dos contribuintes
As secretarias das áreas sociais dos municípios sul-mato-grossenses são essenciais para o sucesso da campanha “Imposto de Renda Solidário”, lançada na última sexta-feira (10) pela Receita Federal em Campo Grande.
De acordo com o delegado do órgão na Capital, Clovis Ribeiro Cintra Neto, as prefeituras têm papel importante na divulgação do programa em sua região. “Quanto mais próxima for a informação enviada ao contribuinte, mais ele se sente incentivado a fazer destinações do IR para projetos sociais”, explica o delegado.
Em 2022, as destinações dos contribuintes por meio da declaração do IR atingiram R$ 7,5 milhões, valor 34,8% maior em relação a 2021. O número de doadores também registrou crescimento, saltando de 2.515 para 3.332 no período comparado.
Além do Governo do Estado, Ministério Público, Conselho Regional de Contabilidade, Ordem dos Advogados do Brasil e diversas outras entidades de classe e assistenciais, vários municípios mandaram representantes para o lançamento da campanha, como a Prefeitura de Campo Grande.
“Estamos percebendo que há um desejo muito grande para que consigamos aumentar as destinações para a área social. É um dinheiro que não sairá do bolso do contribuinte. O que ele doar por meio da declaração deste ano, será devolvido pela Receita Federal”, reforça Cintra Neto.
Transferência
Coordenador da campanha em Mato Grosso do Sul, o delegado-adjunto da Receita Federal, Zumilson Custódio da Silva, esclarece que os recursos destinados pelos contribuintes vão ser transferidos diretamente para os fundos municipais. “É uma forma bem rápida de fazer com que sua doação, ou destinação, chegue mais rapidamente às entidades sociais. Elas têm pressa porque as despesas são diárias”, acrescenta.
O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023, ano-base 2022, começa na próxima quarta-feira (15) e vai até 31 de maio. Em Mato Grosso do Sul, são aguardadas 552 mil declarações.
Foto: Receita Federal