Ordem do Dia: confira os cinco projetos votados pelos deputados da ALEMS

Todas as sessões podem ser acompanhada ao vivo nos canais oficiais da Casa de Leis

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) analisaram cinco projetos durante a Ordem do Dia de quinta-feira (14). Em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 237/2023, que institui, em Mato Grosso do Sul, a “Semana de Conscientização e Incentivo a Mamanalgesia”, a ser celebrada na semana do dia 1° de agosto. De autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB), a matéria volta para análise em segunda discussão.

A deputada Lia Nogueira explicou o significado de mamanalgesia e sua importância. “Agradeço aos votos favoráveis dos colegas. É um momento oportuno aprovar essa matéria já que a mamanalgesia é o uso da alimentação por meio do aleitamento, com o objetivo diminuir dores e desconforto aos bebês durante procedimentos dolorosos, como a aplicação de vacinas”, explicou.

Também em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 213/2023, de autoria do deputado Pedrossian Neto (PSD), que declara a região chilena de Tarapacá, que inclui as províncias de El Tamarugal e Iquique, Estado Irmão de Mato Grosso do Sul. O projeto será analisao novamente em plenário, em segunda discussão.

O deputado Pedrossian Neto explicou o objetivo da matéria. “Decorrente de encontro com o governador Eduardo Riedel [PSDB] e o governador do Estado de Taparacá, no Chile, em que foram firmados acordos e termos de cooperação entre este Estados para viabilização da rota bioceânica. Essa declaração de estados-irmãos, incluindo as províncias de El Tamarugal e Iquique, permitirão a assinatura de acordos e intercâmbios de convênios de cooperação unilateral ou bilateral, em âmbito político, sócioeconômico, empresarial, turístico, didático, técnico científico e cultural”, explicou.

Outra matéria aprovada em primeira discussão foi o Projeto de Lei 251/2023, de autoria do deputado Marcio Fernandes (MDB). A proposta confere ao município de Campo Grande o cognome de “Capital do Agro”. “A capital de Mato Grosso do Sul é a capital de um estado brasileiro que mais fatura com a produção agropecuária, com mais área plantada e maior produção em toneladas”, informou o autor da matéria. O projeto aprovado será analisado em segunda discussão.

Vistas

Pautado em primeira discussão, o Projeto de Lei 246/2023, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei Estadual 5.466/2019, substituindo o método de Avaliação de Competências Básicas pelo Curso de Gestão de Dirigente Escolar de, no mínimo, 40 horas, oferecido pela Secretaria de Educação (SED) e/ou por parceiros conveniados estava pautado. O deputado Pedro Kemp (PT) pediu vistas da matéria.

Discussão única

Em discussão única, foram aprovadas duas proposições. O Projeto de Decreto Legislativo 17/2023, de autoria de deputado Antonio Vaz (Republicanos), que declara as instituições evangélicas como patrimônio imaterial e cultural de Mato Grosso do Sul. O projeto segue a sanção.

O outro projeto aprovado em discussão única foi o Projeto de Resolução 29/2023, de autoria do deputado e presidente Gerson Claro (PP), que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense ao deputado estadual Antonio Vaz Neto. A matéria segue agora à promulgação pela Casa de Leis.

Serviço

As sessões são realizadas no Plenário Deputado Júlio Maia e podem ser acompanhada ao vivo nos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis – canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMSYoutubeFacebookRádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS – (Android/iOS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *