Levantamento estima movimentação de R$ 357 milhões, um aumento de 42% na arrecadação em relação ao mesmo período de 2022
Uma das datas comerciais mais lucrativas está chegando. O Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro, deve ser um dos melhores dos últimos anos. Um levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a Fecomércio estima uma movimentação de R$ 357 milhões, aumento de 42% na arrecadação em relação ao mesmo período de 2022.
Paulo Maciel, analista-técnico do Sebrae/MS, ressalta que a maioria dos entrevistados deve comprar na loja física e de preferência no centro da cidade, uma oportunidade para os lojistas da região.
“Cerca de 83% das pessoas que vão presentear querem comprar de forma presencial e mais de 60% preferem comprar no centro da cidade. Os presentes preferidos são os brinquedos, as roupas e os calçados. A qualidade do produto e a escolha da criança são os principais fatores para a definição do que comprar”, frisa.
O levantamento ainda aponta que aproximadamente 72% dos sul-mato-grossenses comprarão um presente, enquanto que quase 55% pretendem comemorar a data. O gasto em média será de R$ 212,90 com presentes, e R$ 160,69 com comemorações.
Interior lidera
Outro ponto interessante na pesquisa é a liderança do interior nos gastos. As cidades em que os moradores pretendem gastar mais em presentes são Corumbá (R$ 232,50), Dourados (R$ 224,49) e Ponta Porã (R$ 216,50).
Sobre como definir o que comprar, 38,93% dos consumidores afirmam que a qualidade do produto é o que mais conta na hora da decisão. Enquanto 37,53% disseram que é a escolha da criança que mais importa, e por fim, 15,60% revelaram que definiram o que comprar apenas vendo o produto nas vitrines.
Para Paulo Maciel, é importante que o lojista adote boas estratégias de negócio para encantar as crianças. “Como decorar os estabelecimentos com balões, adesivos, entre outras coisas do universo infantil, trabalhando bem as vitrines, buscando destacar esses produtos”, exemplifica.
Apesar dos pais serem os responsáveis pela compra, a opinião das crianças é levada em consideração.
“Encantar as crianças aumenta muito a chance de venda. Dispor de um bom atendimento, capacitando a sua equipe para que seja oferecido um atendimento acolhedor aos pequenos e aos seus pais, isso ajuda a garantir novos negócios futuros. Estar de olho nas tendências do público infantil, pois costumam mudar muito rapidamente, e garantir a disponibilidade dos produtos”, ressalta.
O que os consumidores pretendem comprar?
- Brinquedos (56,15%)
- Roupas (35,77%)
- Calçados (18,06%)
- Eletrônicos (5,27%)
- Skates, patinetes e afins (2,53%)
Os locais preferidos para efetuar as compras para o Dia das Crianças são os Centros das cidades (62,26%). Em segundo lugar, aparecem as plataformas on-line (16,23%), seguidas por bairros (13,42%) e shoppings (7,52%). É importante destacar que muitos irão comprar em mais de um local. Ainda assim, a maneira preferida de comprar é de forma presencial (83,77%), com um número menor de consumidores optando por realizar compras on-line (17,57%).
Como pretendem comemorar?
- Passando o dia com a família/criança e comprando ingredientes para uma refeição (44,69%)
- Comemorando com um passeio (14,77%)
- Comemorando em uma lanchonete/restaurante/sorveteria (14,13%)
- Comemorando no Shopping (6,65%)
Sobre os maiores atrativos na hora da compra, 68,24% dos consumidores afirmam que é o de maior destaque é o desconto no pagamento à vista. 35,42% dizem que é o parcelamento, 17,35% afirmam que é o atendimento, e 7,24% dizem que é a variedade. Já 23, 48% dizem que não vão celebrar por não terem filhos/netos/sobrinhos/afilhados:
- 19,89% não têm filhos pequenos
- 13,26% estão sem dinheiro
- 9,86% não têm o hábito de presentear
O consumo no Dia da Crianças pelo Brasil
O consumo esperado no Dia das Crianças no Mato Grosso do Sul difere daquele esperado no resto do país. Enquanto no MS 71% das pessoas planeja presentar alguma criança, no Brasil o número é de 89%, segundo pesquisa feita pela Globo por meio da plataforma PiniOn. 89% também é o número de brasileiros que pretende comemorar o Dia das Crianças em 2023. As maneiras preferidas de comemorar são:
- Levar a(s) criança(s) para passear no shopping e deixar elas escolherem o que quiserem (26%)
- Levar a(s) criança(s) em uma loja de brinquedos (25%)
- Ir a um parque de diversões com a família/criança(24%)
Das pessoas que comprarão presentes:
- 54% presentearão sobrinhos(as)
- 52% presentearão filhos(as)
- 32% presentearão afilhados(as)
- 73% dos brasileiros pretendem presentear até 3 pessoas.
Sobre as categorias de presentes mais procuradas, as Roupas vêm em primeiro lugar , com 46% de intenção de compra. A segunda categoria são os Brinquedos Educativos(41%), seguida por Boneca/Boneco/Urso de Pelúcia (32%), Calçados(26%) e Doces e Chocolates (23%).
Como é de se esperar, os presentes variam de acordo com a idade. Para crianças de até 2 anos, os Brinquedos Educativos e Bonecas são os mais procurados. De 3 a 5 anos, figuram as Camas Elásticas e Aviões/Carrinhos/Caminhões/Motos.
Para os de 6 a 8 anos, entram brinquedos como Bicicletas, Patinetes e Skates. Já para os de 9 a 12 anos, começam a despontar as categorias de Jogos de Vídeo Game e Jogos de Tabuleiro. E para os adolescentes, de 13 a 17 anos, os presentes são Smartphones, Computadores e Perfumes.
Sobre os locais de compra, 74% dos brasileiros pretendem comprar em lojas físicas, e 64% pretendem comprar por sites e aplicativos(dados não excludentes).
Os motivos para comprar em lojas físicas são vários, como:
- Quero ver o produto fisicamente antes de comprar(40%)
- Já consigo sair com o produto em mãos (40%)
- Pela facilidade da troca, caso seja necessário(28%)
Já os que levam à decisão pela compra on-line são outros:
- Os preços no site/app são melhores(49%)
- Tem muito mais variedade de produtos na internet(39%)
- Já tenho meu site preferido e costumo comprar nele com frequência(28%)
Onde comparar preços?
Os veículos mais usados para comparar preços são Marketplaces (44%), ou seja, sites de grandes redes varejistas; seguidos das lojas de brinquedo físicas (44%); sites de busca (43%) e sites comparadores de preços (37%).
Consumo de mídia de pais e mães
A pesquisa do Kantar Ibope Target Group Index Light traz dados interessantes sobre consumo de mídias de pessoas com filhos em Campo Grande. Na categoria de pessoas que já têm pelo menos um filho, 43,4% são homens e 56,6% são mulheres.
Destes, 32% pertencem à classe AB, 51% pertencem à classe C, 17% pertencem à classe D.
Sendo que a 94,1% assiste ou assistiu televisão nos últimos 30 dias, enquanto 43,6% ouviram rádio e 15,8% costumam ler jornais on-line.
Fonte: PPMS / Foto: Pixabay