No dia mais quente, conforme previsão, temperatura mínima deve ser de 30°C
Anunciado por meteorologistas ainda no final de setembro, a onda de calor que deu uma trégua mas que deve voltar agora em outubro já começa a disparar a previsão dos termômetros em Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, a partir deste domingo (8), temperaturas começam a passar os 40°C de acordo com o ClimaTempo.
O meteorologista Natálio Abrão já havia adiantado esta previsão. “Parece que essas temperaturas são o limite das temperaturas máximas, mas acreditem, o pior está por vir”, disse à reportagem no dia 26 de setembro.
Mais calor
Ainda conforme o ClimaTempo, no fim de semana seguinte, sábado (14/10) e domingo (15/10), a máxima pode chegar a 45°C com possibilidade de chuva, um “banho maria” para os campo-grandenses.
Dia 16 de outubro deve ser o dia mais quente até o momento, com previsão de mínima de 30°C e máxima de 47°C. Veja:
O meteorologista do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) Vinicius Sperling completou a previsão dizendo que além do calor, não são descartadas as possibilidades de tempestades severas no mês. “Historicamente outubro é o mês com maior registro de tempestades severas em Mato Grosso do Sul, com ocorrência de tempestades acompanhadas de raios, granizo e rajadas de vento”, detalhou.
Caso o calorão seja cruel, é preciso se manter em lugares frescos e se manter hidratado. Evitar exposição solar prolongada entre às 9h e às 16h, entre outros.
Se necessário, ligue para a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: JD1 / Foto: Franca