Temperaturas podem passar de 40°C em algumas áreas do país até o fim de semana
O “primaverão” está de volta: uma nova onda de calor ganha força no Brasil e deve provocar temperaturas acima de 40ºC em diversas regiões do país, inclusive o Rio Grande do Sul, que ainda não teve um calor intenso nesta primavera, como destaca o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Quais regiões serão afetadas pela nova onda de calor?
A partir da próxima sexta-feira, o Centro-Oeste e Sudeste, assim como partes das regiões Norte e Nordeste, enfrentarão temperaturas extremas, com máximas acima de 40°C em estados como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, interior de São Paulo, Goiás e Bahia.
Alerta nível laranja
O Inmet emitiu um aviso meteorológico de nível laranja (perigo) predominante nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, na manhã da última terça-feira (12), alertando para a persistência da onda de calor por pelo menos quatro dias consecutivos.
O órgão destaca que a intensidade do aviso está vinculada à duração do fenômeno, não apenas às variações absolutas de temperatura.
Frente fria na próxima semana
Na próxima segunda-feira, com o deslocamento da frente fria, aumento da umidade e a mudança dos ventos de sul a sudeste, as temperaturas terão um declínio acentuado, especialmente na região Sul, encerrando a onda de calor e proporcionando temperaturas mais amenas para esta época do ano.