Recentemente, o WhatsApp lançou um recurso que possibilita ocultar e colocar um código secreto em conversa ou grupo específico
Em uma era digital cada vez mais preocupada com a privacidade e segurança, o WhatsApp tem um recurso para trazer tranquilidade extra aos seus usuários.
A recente atualização permite que conversas individuais e em grupo sejam ocultadas da tela inicial do mensageiro e protegidas com um código, elevando assim o nível de segurança do aplicativo.
A necessidade de compartilhar o celular com familiares ou o risco de alguém ter acesso às notificações de mensagens sensíveis são cenários comuns que preocupam muitos usuários.
Pensando nisso, o aplicativo já permitia ao usuário colocar conversas selecionadas em uma pasta denominada “Conversas protegidas”. Agora, é possível colocar senha nessa pasta e ainda ocultá-la totalmente da página inicial do aplicativo.
Como funciona o novo recurso?
A princípio, o recurso utiliza a mesma senha do dispositivo ou as opções de biometria disponíveis, como impressão digital ou reconhecimento facial, para o desbloqueio das conversas.
Entretanto, a diferença é que agora é possível definir uma senha individual para encontrar essa pasta de conversas trancadas, o que ampliou ainda mais as possibilidades de proteção.
Para aqueles interessados em adotar essa camada extra de segurança, o processo é simples e está disponível para todos os usuários do WhatsApp.
Como colocar código secreto e bloquear uma conversa específica no WhatsApp?
- Abra o WhatsApp;
- Entre na conversa específica que deseja proteger com senha;
- Agora clique na foto de perfil do contato ou grupo em questão para acessar as informações;
- Role a tela e clique em “Trancar conversa”;
- Escolha a opção, leia as informações e aperte em “Continuar”;
- Com a conversa trancada, volte à tela inicial do WhatsApp e desça a tela até encontrar a aba “Conversas trancadas”;
- Ao entrar na opção, clique em “Configurações”, no canto superior direito;
- Agora, habilite a opção “Ocultar conversas trancadas”;
- Vá em “Código secreto” e escolha um código. Ele pode ser uma palavra ou emojis;
- Ao escolher o código, clique em “Avançar” e, por fim, confirme o código escolhido;
- Assim, a lista de conversas trancadas não aparecerá na tela inicial do WhatsApp, mas sim quando você digitar o código secreto na barra de busca do aplicativo;
- Pronto! Agora sua conversa está totalmente oculta e somente você saberá como acessá-la.
Cuidados que você deve ter após ativar o recurso
Concluído esse procedimento, a conversa ficará oculta e você vai precisar digitar seu código secreto na barra de pesquisa, isso na aba de “Conversas”.
Ao digitar seu código na barra, a aba de “Conversas trancadas” vai aparecer e você só precisará desbloqueá-la com sua biometria ou reconhecimento facial.
Outro detalhe importante é ler todas as instruções do mensageiro para não restar dúvidas. Além disso, vale destacar a importância de colocar um código secreto que você não esqueça no futuro.
Além disso, para desativar o recurso, basta seguir o mesmo passo a passo e fazer tudo ao contrário.
Mas afinal, por que esse recurso é um avanço importante?
Além de proporcionar uma paz de espírito aos usuários que valorizam a privacidade, essa funcionalidade representa um avanço significativo na forma como o WhatsApp entende e responde às necessidades de segurança digital de seus usuários.
Ao esconder automaticamente o conteúdo das notificações de mensagens protegidas, a empresa mostra uma compreensão clara dos riscos e vulnerabilidades associados ao compartilhamento de dispositivos ou à exposição acidental de informações sensíveis.