Ação vai ocorrer apenas no campus de Campo Grande. Veja abaixo a lista de itens aceitos para descarte.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) começa nesta segunda-feira (15) a “Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico”. A população que tem equipamentos para descarte pode procurar o campus da instituição, em Campo Grande, para destinar os itens de forma correta até sexta (19).
A iniciativa é de professores e estudantes da Faculdade de Computação (Facom), que se uniram na tentativa de auxiliar a população no descarte correto dos materiais eletrônicos pela 4ª vez. Os descartes podem ser realizados todos os dias desta semana, das 7h às 21h.
Podem ser descartados itens eletrônicos, sejam funcionais ou não.
Veja abaixo a lista de itens permitidos para descarte:
- Celulares;
- Smartphones;
- Notebooks,
- Tablets e desktop;
- Monitores;
- Impressoras, projetores e outros equipamentos de imagem;
- Telefones fixos, modens, roteadores, teclados, mouses e acessórios de informática;
- Câmeras, gravadores, calculadoras, controles remoto, carregadores e outros portáteis;
- Aparelhos de CD, DVD, Bluetooth;
- Materiais elétricos, como câmeras de segurança e interfones;
- Fones de ouvido, caixas de som e outros aparelhos de reprodução de música;
- Balanças;
- Lanternas;
- Eletrodomésticos, como fogões, cooktops, geladeiras.
Não é permitido o descarte de televisores de tubo e lâmpadas. A população pode, inclusive, aproveitar equipamentos que estiverem no local ou partes dos itens.
Em Campo Grande, a coordenadora do projeto e professora da Facom, Luciana Montera, explica que a ação envolve cerca de 12 estudantes, que atuam como voluntários.
“Queremos proporcionar um espaço para que a destinação do eletrônico, que não está mais em uso, aconteça. Pontuamos que não só eletrônicos estragados e queimados sejam trazidos, mas também aqueles que você não usa, que está em boas condições, que pode atender ainda outras pessoas. Que sejam entregues e identificados como equipamentos que ainda funcionam, para que outras pessoas que, porventura, estiverem passando ou participando da feira, possam reutilizar esses itens. Além disso, também queremos trazer o pensamento sustentável. Além do descarte correto, precisamos trabalhar a questão da reciclagem, do rever, repensar, remanufaturar e reutilizar”