A cúpula reunirá atores do setor de turismo público e privado da Colômbia, tomadores de decisão, líderes e especialistas em turismo sustentável de vários países da América Latina e dos países do Caribe.
A convite do Governo Nacional da Colômbia, por meio do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo (MinCIT) e do Conselho Global de Turismo Sustentável GSTC, em colaboração com o Programa de Destino Natureza da USAID e a Cooperação Suíça, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul representará os destinos brasileiros na 1ª Cúpula de Turismo Sustentável da América Latina e Caribe (ALC) organizado pela Global Sustainable Tourism Council (GSTC), na cidade de Santa Marta, Colômbia.
O diretor-presidente da FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Groso do Sul) fala sobre o convite de ser um dos representantes brasileiros no evento. “Fomos convidados pelo trabalho que Mato Grosso do Sul vem realizando fortemente nos últimos anos em relação às mudanças climáticas, especialmente com redução do carbono, começando pela certificação de Bonito e ampliando para as estratégias do Estado. Ficamos muito felizes em representar o Estado de Mato Grosso do Sul e o Brasil nessas discussões importantes, juntamente com essa organização que tem um trabalho muito sério de desenvolvimento de destinos sustentáveis ao redor do mundo. Esta é mais uma oportunidade de mostrar o que estamos fazendo aqui e, claro, fortalecer e consolidar uma liderança no turismo nacional e até da América Latina em relação às mudanças climáticas com ações efetivas”, exalta.
O evento
De 27 a 29 de maio de 2024 o evento vai promover, coordenar, implementar e pactuar as melhores práticas para o turismo sustentável. Um conjunto de agentes de mudança contribuirão para os grandes desafios do desenvolvimento e os efeitos das mudanças climáticas enfrentados por todo o planeta.
A cúpula reunirá atores do setor de turismo público e privado da Colômbia, tomadores de decisão, líderes e especialistas em turismo sustentável de vários países da América Latina e dos países do Caribe.
Os principais objetivos das discussões serão norteados pelo compartilhamento de experiências em turismo sustentável e regenerativo, na definição de um plano de trabalho para consolidar a América Latina como uma região líder em turismo sustentável e na construção de uma rede colaborativa em torno de um objetivo comum.