Quer dicas para pilotar moto em dias gelados? Confira

Temperaturas em Mato Grosso do Sul despencaram, registrando as mais baixas do ano, até o momento

Andar de moto no frio é difícil e desafiador para a saúde, mas com os cuidados certos, é possível fazer isso em segurança. Nesse caso, é essencial que os motociclistas redobrem os cuidados para evitar doenças típicas dessa época.

Encarar as madrugadas geladas recentemente não tem sido fácil para o motoboy Matheus Mendes, que sai de casa às três da manhã. Para suportar a sensação térmica muito mais baixa do que marca o termômetro, ele utiliza três camadas de roupas.

“Uso três casacos e uma capa por cima, sendo corta-vento. Nas pernas, coloco duas calças e, se esfriar mais, uso uma capa por baixo também. Normalmente, uso touca, capacete, balaclava que só deixa os olhos à mostra, e luvas. O pior do frio é nas mãos; quando estou pilotando, as mãos travam e sinto muita dor. Semana passada peguei um resfriado forte. Achei que era dengue, mas o médico disse que a mudança de clima contribuiu. Fiquei mal por dois dias, mas continuei trabalhando, não posso parar”.

Matheus Mendes, motoboy.

O operador de empilhadeira Ademar de Mato vai ao trabalho de bicicleta. O vento gelado no rosto é o que mais o incomoda durante os trajetos.

“Esse friozinho de manhã é complicado, o vento no rosto. Coloco touca e casaco e vou para o trabalho. Acordo às cinco da manhã. Essa madrugada foi muito fria, mais que a anterior. Tomo um cafezinho quente e vou para o serviço. Passo hidratante no rosto e nos braços. Incomoda e arde os olhos, não é fácil. Ainda não está tão frio, se esfriar mais, complica”.

Ademar de Mato.

Temperaturas em MS

Esta semana as temperaturas em Mato Grosso do Sul despencaram, registrando as mais baixas do ano, até o momento, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Em algumas cidades, a temperatura chegou aos 5°C, com sensação térmica ainda mais baixa, de -0°C. Nas regiões mais quentes, a máxima não passou de 15°C.

Motoqueiro 1
Motociclistas no centro de Campo Grande (Foto: Alexia Schumacher)

Motociclistas e ciclistas sentem mais intensamente a onda de frio. O médico pneumologista Henrique Brito destaca as doenças respiratórias mais recorrentes.

“Podem surgir gripes, resfriados, doenças alérgicas como rinite, asma, bronquite, e doenças mais graves como pneumonia bacteriana ou viral, incluindo COVID e influenza. O frio é a porta de entrada para várias doenças. Começa com um quadro viral e eventualmente evolui para um quadro bacteriano. Minha imunidade caiu por um vírus, aí vem covid-19, influenza, e depois pode sobrepor um quadro bacteriano mais intenso.”

Henrique Brito, pneumologista.

Por conta disso, ele recomenda que a proteção seja fundamental para este público.

“Esse ar mais gelado e seco pode ser ruim para nossa respiração e saúde em geral. Pode causar ressecamento da mucosa oral e nasal e dificultar a respiração. Isso realmente pode causar problemas respiratórios para os trabalhadores ciclistas e motociclistas. Devem se agasalhar bem, o capacete ajuda, mas usar óculos para proteger os olhos e hidratação para o rosto são importantes. Tomar bastante água e usar soro fisiológico nas narinas ajuda a evitar o ressecamento”, pontua.

Além de se manter bem aquecido, também é necessário atenção com a alimentação. A nutricionista Priscila Borges Zuffo dá dicas para auxiliar na imunidade.

“A primeira dica é não deixar de consumir água, a hidratação é muito importante neste período. A segunda é consumir pelo menos três frutas diariamente, naturais ou em mingau, vitaminas e bolinhos. Não deixe de consumir também fontes de proteínas como ovos, carnes vermelhas, aves e peixes, que podem ser adicionados aos caldos e sopas, ideais para esta estação. Consuma abóboras, mandioca, legumes e verduras e use temperos naturais como alho, cebola, azeite extra virgem e ervas aromáticas.”

Priscila Borges Zuffo, nutricionista.

Por outro lado, há quem goste do frio. O autônomo Michael Machado prefere aproveitar a época do ano.

“Saio às quatro da manhã. Só uso blusa, sem luva ainda. Duas blusas e uma calça, porque gosto do frio. Tem gente que reclama, mas nosso Campo Grande é bem calorento, temos que aproveitar quando faz frio. Para mim está ótimo”.

Michael Machado.

Fonte: PPMS / Foto: Reprodução Internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *