Após encerramento da greve dos professores UFMS discute calendário do ano letivo

Proposta apresentada prevê encerramento do ano letivo de 2024 somente em fevereiro de 2025.

A Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) se reuniu com representantes da Associação dos Docentes instituição (Adfums) e dos alunos para discutir uma proposta de ajuste do calendário acadêmico após o encerramento da greve dos professores.

A Adfums informou na reunião, nesta terça-feira (25), o encerramento oficial da greve e o retorno das atividades acadêmicas a partir da próxima segunda-feira, 1º de julho. A entidade também apresentou uma proposta com a expansão do calendário de 2024 até fim de fevereiro de 2025, o que causaria a perda de férias dos estudantes e professores.

Proposta

A proposta estende e flexibiliza as datas de lançamentos de notas e matrículas no calendário acadêmico, com encerramento do primeiro semestre em 17 de agosto e o encerramento do segundo semestre em 21 de dezembro deste ano. Também estão mantidas as cerimônias de colação de grau do primeiro semestre para os mês de agosto.

“Por decisão do Conselho Universitário, o calendário letivo foi mantido em 2024, permitindo que os professores, técnicos e estudantes continuassem suas atividades. Agora, com o encerramento do movimento grevista, e com base nessas diretrizes elaboradas pela Administração Central, baseadas em flexibilização e respeito, a proposta deve ser discutida e apreciada nos Conselhos de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação”, apontou o reitor, Marcelo Turine.

Já foram agendadas reuniões extraordinárias dos dois conselhos para análise das diretrizes para as atividades após a finalização do movimento grevista.

Foto: Adufms

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *