Um hábito pode equilibrar seu ritmo biológico, promovendo noites de sono mais reparadoras e favorecendo a saúde mental
Ter uma boa noite de sono pode depender de hábitos simples praticados logo ao acordar. Um dos métodos mais recomendados por especialistas, como o neurocientista Andrew Huberman, do podcast Huberman Lab, é expor-se à luz solar logo pela manhã. Entenda como essa prática pode transformar sua qualidade de vida.
Como a exposição à luz solar pode melhorar o sono?
A exposição à luz natural pela manhã ajuda a regular o ritmo circadiano, nosso “relógio biológico”.
Segundo pesquisas, o contato com a luz solar estimula a produção de hormônios importantes, como o cortisol, que melhora a disposição, e a melatonina, que prepara o corpo para o descanso à noite. Além disso, essa prática ajuda no equilíbrio do humor e na concentração ao longo do dia.
O neurocientista recomenda sair para ver a luz solar entre 30 a 60 minutos após acordar, e repetir no final da tarde. Ficar ao ar livre por apenas alguns minutos já pode ser suficiente para obter esses benefícios. Se não houver luz solar logo ao acordar, o uso de luzes artificiais também pode ajudar.
Porém, observar a luz solar diretamente ao ar livre é mais eficaz do que ficar dentro de casa, olhando pela janela. Para maximizar os benefícios, é fundamental estar do lado de fora, onde a intensidade da luz natural é muito maior.
Hábito acessível para todos
Sair para ver a luz do sol logo pela manhã é uma prática simples, gratuita e acessível para todos.
“Talvez seja a coisa mais importante que todos nós podemos – e devemos – fazer para promover o bem-estar metabólico, promover a função positiva do sistema hormonal e colocar a saúde mental na direção certa”, afirma Huberman.
Esse hábito não apenas melhora o sono, mas também promove o bem-estar geral. Pois auxilia no funcionamento do sistema imunológico, na saúde mental e no equilíbrio hormonal.
A seguir, veja alguns hábitos que podem ser adotados para melhorar o sono à noite.
O que ajuda a dormir melhor?
- Exposição à luz solar pela manhã: sair de casa e receber a luz do sol entre 30 e 60 minutos após acordar é um dos hábitos mais eficazes para regular o relógio biológico e preparar o corpo para dormir melhor à noite.
- Repetir a exposição ao sol à tarde: se possível, também é recomendado tomar sol no final da tarde, antes do pôr do sol, para reforçar o equilíbrio hormonal.
- Evitar luzes artificiais antes de dormir: minimizar a exposição à luzes brilhantes nas horas que antecedem o sono ajuda o corpo a entender que é hora de descansar, favorecendo a produção natural de melatonina.
- Limitar o uso de eletrônicos à noite: dispositivos eletrônicos emitem luz azul, que pode interferir no ciclo circadiano. Reduzir o uso dessas telas antes de dormir contribui para uma melhor qualidade do sono.
- Manter uma rotina regular de sono: dormir e acordar no mesmo horário diariamente ajusta o corpo a um padrão saudável, reforçando o ritmo natural do sono.
- Praticar relaxamento no fim do dia: incluir atividades relaxantes, como leitura ou meditação, na rotina noturna ajuda a reduzir os níveis de estresse, facilitando o processo de adormecer.
Implementar essas simples práticas pode trazer grandes benefícios para o sono e para a saúde geral.