Lançamento do documentário será nesta terça-feira (17), às 19h no Museu da Imagem e Som em Campo Grande
Lembranças do período de acampamento, da espera pela entrega da terra, da conquista do pedaço de chão, o início das atividades de criação de pequenos e grandes animais e o trabalho na lavoura fazem parte do documentário “Esmalte no Alimento”, que conta a história de vida e do trabalho de cinco mulheres produtoras rurais na fronteira do Brasil com o Paraguai, em Mato Grosso do Sul.
Com direção executiva de Gabriela Oliveira Xavier, o documentário, que tem duração de pouco mais de 20 minutos, é um registro audiovisual que, por meio de depoimentos, traz à tona histórias sobre o amor ao trabalho, a dedicação e os desafios enfrentados por mulheres que receberam terras dos programas de Reforma Agrária Brasileira.
Em “Esmalte no Alimento”, sob a direção de fotografia, captação e finalização do diretor Marcos Mendes, produzido pela TBX audiovisual, encontramos cinco mulheres que compartilham suas histórias de vida em diálogos com um interlocutor.
O documentário, roteirizado e dirigido pelo jornalista Sérgio Carvalho, está segmentado em cinco eixos que representam o imaginário dos sabores que alcançamos com os alimentos: salgado, doce, amargo, azedo e umami (o quinto sabor).
A linha condutora do roteiro foi inspirada na obra “UMAMI”, da jornalista Patrícia Leite. É nessa métrica imaginária que o documentário permite ao público reconhecer, aplaudir e emocionar-se com a determinação da força feminina na produção de alimentos no Brasil.
“Esmalte no Alimento” é, acima de tudo, o resultado de olhares femininos sensíveis e de uma pesquisa apurada da produtora Sabrina Barros Xavier, que homenageia todas as mulheres que trabalham de sol a sol nas pequenas propriedades do país, produzindo alimentos e vivendo do que plantam, colhem e criam sobre a terra.
Lançamento
O lançamento do documentário será realizado nesta terça-feira (17), às 19 horas, no Museu da Imagem e Som (MIS) – Memorial da Cultura/Fundação de Cultura de MS, localizado na Av. Fernando Correa da Costa, 559, 3° andar. A entrada é franca.