Fiscalização é feita por agentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Começou, na segunda-feira (23), uma operação de fiscalização da qualidade do sinal de telefonia e internet 4G e 5G de Campo Grande, realizado pelo Ministério das Comunicações junto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
No total, 20 pontos da capital serão vistoriados, com equipamentos específicos que medem a qualidade do sinal e taxa de download das faixas 4G e 5G.
“Após as medições, as operadoras serão notificadas para definirem um plano de ação para a cidade fiscalizada, visando realizarem melhorias na prestação do serviço. Depois de seis meses, a Anatel e o Ministério das Comunicações retornam ao local para realizar novo levantamento e avaliar se as melhorias foram implementadas”, afirma o secretário de Telecomunicações da pasta, Hermano Tercius.
Até a próxima sexta-feira (27), a qualidade do sinal será medida nos seguintes locais:
- Aeroporto Internacional de Campo Grande;
- Praça do Papa;
- Praça Ari Coelho;
- Praça do Peixe;
- Parque Ayrton Senna;
- Parque Ecológico do Sóter;
- Terminal Moreninhas;
- Shopping Norte Sul;
- Shopping Campo Grande;
- Shopping Bosque dos Ipês;
- Universidade Católica Dom Bosco (UCDB);
- Central de Atendimento Prefeitura;
- Tribunal de Justiça;
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS);
- Feira Central;
- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS);
- Rua 14 de Julho, tanto esquina com a Rua Dom Aquino quanto na esquina com a Rua da Liberdade;
- Câmara Municipal de Campo Grande.
A iniciativa é parte do Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel, que teve início em 2023, após relatos de problemas na telefonia móvel em diversas cidades do Brasil.
A ação, promovida pelo Ministério das Comunicações e a Anatel, tem como objetivo verificar o funcionamento da internet em pontos onde há mais reclamação da população.