É importante manter sua cama limpa para evitar alergias respiratórias e odores; aprenda a forma correta de higienizar seu travesseiro
Você tem o costume de colocar seus travesseiros no sol? Pois saiba que essa prática pode não ser a melhor solução para manter a saúde e a durabilidade do produto.
Apesar de parecer uma maneira eficiente de higienização, essa exposição pode causar efeitos indesejados. Saiba mais sobre o assunto a seguir.
Por que não é recomendado colocar o travesseiro no sol?
As pessoas costumam associar a exposição ao sol à eliminação de ácaros e outras impurezas. Porém, ao contrário do que dizem, os raios solares não penetram nas camadas internas do travesseiro.
Isso significa que os ácaros, principais causadores de alergias respiratórias, como rinite e asma, continuam presentes no interior do travesseiro.
Como se não bastasse, o calor pode fazer o oposto, aumentando a proliferação desses microrganismos. O mesmo vale para colchões.
Além disso, deixar o travesseiro sob o sol pode alterar a estrutura de materiais, como látex ou espumas sintéticas, reduzindo a durabilidade e a qualidade do produto.
No caso de travesseiros de penas, o sol pode causar um odor desagradável, além de danificar as penas.
Qual é a forma certa de limpar os travesseiros?
O travesseiro deve ser limpo de acordo com seu material. Por exemplo, travesseiros de fibra de poliéster podem ser lavados na máquina.
Enquanto isso, aqueles feitos de espuma natural devem ser limpos à mão e secos na sombra. E os travesseiros com penas podem ser lavados a seco, preferencialmente em lavanderias.
Já os travesseiros de espuma sintética ou viscoelástica não devem ser lavados com água, sendo recomendada apenas a limpeza a seco ou com aspirador de pó.
Mas, afinal, como evitar os ácaros?
A melhor forma de manter os travesseiros limpos e longe de ácaros é utilizando protetores impermeáveis. Eles criam uma barreira contra a umidade.
Além disso, trocar as capas com frequência e arejar o quarto diariamente são práticas simples para higiene adequada.