A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul teve com participação efetiva na programação da ‘5ª Mostra de Turismo de Campo Grande: um olhar para o futuro’ e entrega do Troféu Edson Contar, organizado pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande).
O evento, que contou com a presença do trade local, turismólogos e acadêmicos de turismo, aconteceu na última terça-feira (19) no auditório do Sebrae-MS, na capital de Mato Grosso do Sul.
O diretor-presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling, participou de uma conversa sobre Destinos Turísticos Inteligentes com a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, e falou da importância de ter a oportunidade de construir o aprendizado coletivo, trocar experiências. “Fortalecer a capital de Mato Grosso do Sul como a capital de geração de emprego, renda e de desenvolvimento do turismo, não só com portão de entrada para o turismo de M é um grande desafio. Campo Grande é uma capital com grandes possibilidades e oportunidade de se firmar como um grande destino.
“Quero também cumprimentar o primeiro turismólogo do Estado, o senhor Edson Contar, e em nome dele cumprimentar os profissionais do turismo que se dedicam para esta atividade maravilhosa que vem crescendo cada vez mais e ganhando importância em Mato Grosso do Sul, que é um Estado do agro e da indústria, mas que nos últimos anos vem cada vez mis entendendo que sua matriz econômica precisa se diversificar. Estamos falando tanto de conservação e agenda climática nos últimos anos e o turismo tem liderado isso, então é muito importante fortalecermos cada vez mais a nossa profissão, a nossa atuação para que a gente consiga apoiar o desenvolvimento responsável de Mato Grosso do Sul e é por isso que estamos aqui hoje.
Entre as atividades da parte da tarde, o diretor de Desenvolvimento do Turismo da Fundtur, Geancarlo Merighi, a presidente da IGR Campo Grande dos Ipês, Vyvyann Mellanie Freire, e o superintendente de Turismo/SECTUR, Wantuyr Tartari, falaram sobre o histórico do turismo em Campo Grande, mediados pela assessora de Sustentabilidade de Ação Climática no Turismo da Fundtur MS, Flávia Neri. Edson Moroni, gerente de Estruturação e Inovação da Oferta Turística da Fundtur, falou sobre Turismo de Natureza.
Troféu Edson Contar
Na abertura do evento aconteceu a entrega do Troféu Edson Contar. Instituído em 2007 pela ABBTUR (Assoc. Brasileira de Bacharéis em Turismo), o Troféu Edson Contar homenageia profissionais de destaque na atividade turística em MS. Este ano, os homenageados foram o Superintendente de Turismo/SECTUR, Wantuyr Tartari, e a Assessora de Sustentabilidade de Ação Climática no Turismo – Fundtur MS, Flávia Neri.
A turismóloga, Flávia Neri, agradeceu a premiação. “Já são quase trinta anos de dedicação ao turismo do nosso Estado, então é uma honraria muito grande ainda mais esse prêmio que é em homenagem ao Edson que já foi uma inspiração no meu primeiro ano de faculdade e, assim como ele, eu também sou jornalista e esse também é um fator de orgulho e um diferencial. Quero agradecer aos meus familiares e todos que entendem meus momentos de ausência e todos os que fizeram e fazem parte dessa jornada”.
O turismólogo Edson Contar, que dá nome à premiação, disse se sentir honrado por estar presente em mais um prêmio que leva seu nome. “Quero agradecer aqueles que criaram esse troféu e deram a mim o privilégio de ser lembrado pelo trabalho que penso ter feito como o primeiro agente de viagens, primeiro secretário municipal de turismo, primeiro presidente da Empresa Estadual de Turismo e primeiro diretor da Abav fora de Campo Grande, sempre tentando fazer alguma coisa para desenvolver o turismo que ainda estava na estaca zero no tempo que comecei. Quero cumprimentar a dona Cissa que criou o troféu desse ano e cumprimentar o Bruno pelo belo trabalho que vem desenvolvendo no turismo do Estado. Vejo hoje tanto o MS quanto Campo Grande, desenvolvendo um trabalho magnífico. E parabenizar os homenageados de hoje, o Wantuyr Tartari e a Flavinha, muito merecedores.
Após também ser homenageado, ele quebrou o protocolo e fez um pedido. “Vou fazer uma coisa que nunca fiz quando vou a esses eventos. Pedir para o Conselho Municipal de Turismo que no próximo Troféu Edson Contar lembrar desse moço, o Bruno, pelo trabalho magnífico que ele vem realizando. Tá aí, indicado. Muito obrigado”, finaliza Edson.