“Grau” e outras manobras em motos agora são práticas esportivas na capital

De acordo com o texto, as acrobacias sobre duas rodas devem ser realizadas “em locais devidamente destinados a essa finalidade”.

Sancionada lei que regulamenta manobras de motocicleta como práticas esportivas em Campo Grande. Entre elas o famigerado wheeling, popularmente conhecido como “grau de moto”, que consiste em empinar a motocicleta de modo que roda dianteira fique para o alto.

Mas, atenção, a liberação das manobras não autoriza que sejam realizadas a esmo. De acordo com o texto, as acrobacias sobre duas rodas devem ser realizadas “em locais devidamente destinados a essa finalidade”.

Para isso, o local deve ser licenciado para a exibição de shows e competições, conforme regras estabelecidas pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). “Poderão ser licenciados para a prática das modalidades esportivas, espaços públicos ou privados, observada a legislação municipal vigente”.

São requisitos mínimos para o licenciamento dos locais para a prática das modalidades esportivas:

  • Pista com asfalto de qualidade e medidas mínimas de 80 metros de comprimento por 25 metros de largura;
  • local destinado ao público espectador, com observância dos mesmos requisitos de segurança implementados para modalidades esportivas semelhantes;
  • comprovação, pelos organizadores do evento ou competição, da implementação de todas as normas de segurança e proteção dos pilotos recomendadas pela CBM.

Outra exigência que compõe a medida é o uso de itens obrigatórios de segurança previstos pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Ainda segundo a lei, estão liberados, nestes locais, eventos, competições e demais encontros para difundir o esporte e incentivar a prática segura das manobras realizadas com motocicleta.

A medida, de autoria do vereador Betinho (PR), foi aprovada pela Câmara Municipal no fim de outubro e a sanção ocorreu nesta sexta-feira (29) em publicação no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

 

Fonte: PPMS / Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *